Nacional

Eleições 2022: Tarcísio é o mais votado em seis cidades do Alto Tietê; Haddad levou quatro

No dia 30 deste mês, os moradores da região voltam às urnas para decidir seu representante para o governo de São Paulo

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Eleições 2022: Tarcísio é o mais votado em seis cidades do Alto Tietê; Haddad levou quatro

Tarcísio e Haddad decidirão quem ocupará o Palácio dos Bandeirantes no dia 30/Foto (Tarcísio): Marcello Casal Jr/Agência Brasil e Foto (Haddad): Alessandro Dantas/PT no Senado

Realizado no início deste mês, os resultados do primeiro turno das Eleições de 2022 mostraram que o nome para o governo de São Paulo seria decidido em uma nova votação entre o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT). O segundo turno deve ser realizado no dia 30 deste mês e, além do nome do novo governador, também será decidido quem ocupará a Presidência da República, que é disputada pelo atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e pelo ex-presidente Lula (PT).

Na região do Alto Tietê, composta por dez cidades e mais de 1,2 milhão de eleitores, os resultados divulgados pelo TSE mostram que Tarcísio foi o mais votado em seis cidades. Já Haddad conquistou a maioria dos votos nas outras quatro que compõem a região.

Entre as cidades que escolheram o candidato do Republicanos estão Arujá (44,02%), Biritiba Mirim (39,85%), Guararema (44,53%), Mogi das Cruzes (40,80%) Salesópolis (39,60%) e Santa Isabel (47,24%). 

Já a lista de cidades do Alto Tietê que o candidato petista conquistou inclui Ferraz de Vasconcelos (47,96%), Itaquaquecetuba (43,74%), Poá (40,36%) e Suzano (38,60%).

Sobre esta última, Suzano foi a única cidade que votou para um candidato à presidência diferente do apoiado pelo candidato a governador mais votado. Apesar de Haddad ter registrado um maior número de votos no município, Jair Bolsonaro recebeu mais votos suzanenses do que Lula. 

Nas demais cidades, a relação entre os candidatos foi mantida, ou seja, onde Tarcísio foi o mais votado, Bolsonaro conquistou a maioria dos votos, e onde Haddad foi o mais votado, Lula foi quem recebeu a maior parte dos votos. Com isso, o candidato Jair Bolsonaro foi o escolhido por sete das dez cidades, enquanto o candidato Lula venceu nas outras três.

Outro fato interessante sobre os resultados obtidos pelos candidatos no Alto Tietê é que, apesar do apoio da maioria dos prefeitos ao atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), o candidato tucano não conseguiu o primeiro lugar em nenhuma das dez cidades da região. 

Os resultados obtidos por Garcia no Alto Tietê se resumem ao segundo lugar em Biritiba Mirim (30,39%), Guararema (30,50%) e Salesópolis (30,58%). No restante das cidades, o atual governador conquistou o terceiro lugar. 

Em relação ao senador escolhido pelo Alto Tietê, o Astronauta Marcos Pontes (PL) - que acabou eleito por São Paulo - foi o mais votado em oito das dez cidades da região. Márcio França (PSB) ficou em primeiro lugar em Ferraz de Vasconcelos e em Itaquaquecetuba. Já o candidato Edson Aparecido (MDB) ficou em terceiro lugar em todos os municípios da região.

Por fim, é importante ressaltar que os números conquistados por cada candidato não definem, necessariamente, o resultado das eleições, já que se trata de votações realizadas em âmbito estadual e nacional. Os números apresentados acima dizem respeito somente às cidades citadas.

Mapa da Região

Confira como votou cada cidade do Alto Tietê

Escolhas. Apesar de seis das dez cidades escolherem Tarcísio, Bolsonaro registrou maioria dos votos em sete delas

Arte por Evve Comunicação