Filiação de Bolsonaro ao PL é confirmada pelo presidente do partido

Bolsonaro afirmou que está “99% fechado” e que a “chance de dar errado é quase zero”

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (8), o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, confirmou a filiação do chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido), a seu partido. Ainda segundo Costa Neto, as siglas da base do governo “têm que se acertar” e “se entender”.. 

A filiação ao partido deve ocorrer ainda este mês, se não houver imprevistos, no dia 22, por ser o número do partido e do ano da eleição. À CNN, o Bolsonaro afirmou que “está 99% fechado. A chance de dar errado é quase zero. Está tudo certo”.

Valdemar também disse ter conversado com Bolsonaro na segunda. No áudio, o dirigente disse que o presidente avisou Ciro Nogueira, comandante do PP, que vai mesmo para o PL .

Aliados

Com a possível filiação de Bolsonaro ao PL para concorrer à reeleição em 2022, membros de partidos aliados, como o Partido Progressista (PP) e o Republicanos, começaram a cobrar um equilíbrio de forças.

Ou seja, se o PL pode acabar sendo beneficiado pela filiação do presidente da República candidato à reeleição, os outros dois partidos também querem tentar usufruir desses benefícios por apoiar a sua reeleição

A ideia, que vem sendo discutida inclusive com Bolsonaro, é que os políticos e os apoiadores do presidente que iriam migrar para o mesmo partido, agora se filiem entre as três legendas de acordo com aspectos particulares regiona