São Paulo não registra mortes por Covid-19 em 24 horas

País registrou a menor média móvel de óbitos pela doença em 2021; média móvel de óbitos no estado é de 73 por dia

Amanda Perobelli/Reuters

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que São Paulo, outros oito estados e o Distrito Federal não registraram mortes por covid-19 em 24 horas. Habitualmente, as notificações são menores às segundas-feiras, mas esta é a primeira vez em que não há nenhum registro de óbito.

O país também registrou, no mesmo dia, a menor média móvel de óbitos pela doença em 2021. São 269,2 mortes na média móvel, além de 10,7 mil casos. Trata-se de uma queda de 21% em relação aos últimos 14 dias e de 91% em comparação com o pico da pandemia, em abril.

São Paulo mantém, a quase um mês, a média móvel de óbitos abaixo de 100. No pior momento da pandemia, 890 mortes em média por dia chegaram a ser registradas e, pelo menos, 500 pessoas morreram pela doença à espera de leitos de UTI. A fila de pacientes chegou a ter mais de 1500 pessoas.

Vacina

O Sistema Único de Saúde (SUS) aplicou mais de 281 milhões de doses de vacina. Segundo o ministério, o Brasil está com 88% da população-alvo vacinada com a primeira dose e 70% com o esquema vacinal completo – com a segunda dose ou dose única do imunizante.