Bertaiolli é relator de MP que decide negócios e o futuro de jornais

O texto foi enviado ao Congresso Nacional e está gerando discussões

Câmara dos Deputados/Associação Brasileira de Imprensa

A Medida Provisória 1040/21, que aborda as novas regras para o “ambiente de negócios” do Brasil, foi enviada ao Congresso Nacional, gerou debates e discussões sobre a transparência das informações.

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD/SP), é relator da medida e está à frente das discussões em Brasília. O texto objetiva simplificar a abertura de empresas, melhorar a curto prazo a posição do Brasil no ranking do Banco Mundial e facilitar o comércio exterior.

No entanto, as medidas apresentadas incluem a lei federal 14.133/2021, conhecida como nova lei de licitações, promulgada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que causa dúvidas sobre a transparência das informações e também a preocupação de grupos sobre a viabilidade econômica dos veículos de comunicação, principalmente a imprensa tradicional.

“Além de violarem o dever de transparência, os vetos podem representar o fechamento de grande parte dos jornais municipais e regionais, gerando desemprego em toda uma cadeia de serviço”, descreveu o Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Paulo Jeronimo, sobre a MP.