Ciência e Saúde

Data para vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades entre 50 e 54 anos é anunciada

O Governo do Estado de São Paulo também vacinará pessoas com deficiências permanentes da mesma faixa etária

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 3 anos

em

Data para vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades entre 50 e 54 anos é anunciada

Prefeitura Municipal de Guararema

Foi anunciado nesta sexta-feira, dia 7, pelo Governo do Estado de São Paulo, a vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades e deficiências permanentes na faixa etária de 50 a 54 anos. Os grupos poderão tomar a primeira dose do imunizante a partir da sexta-feira, dia 14.

É ressaltado que serão contempladas apenas as pessoas que tiverem uma ou mais comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde, entre elas, doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial – estágio 3; hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer); anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves); obesidade mórbida; e cirrose hepática.

“Para receber as doses, qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados devem apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica. Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados”, afirma o Governo do Estado.

No caso de pessoas com deficiência, será necessário o comprovante do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.