Mogi das Cruzes

Totens de segurança são instalados em Mogi das Cruzes

O valor desta ação foi calculado em R$ 1,3 mi até o final do ano

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Totens de segurança são instalados em Mogi das Cruzes

Caio Cunha fiscalizou as instalações / Foto: Divulgação/PMMC

Com a apresentação do balanço 2022, em Mogi das Cruzes, e projetos previstos para acontecer no ano de 2023, está começando a ser implementado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes os totens de segurança em locais estratégicos em várias partes do município. Os aparelhos instalados possuem estrutura para monitoramento e contato da população com a Guarda Municipal, que deve estar em desempenho até o final de janeiro.

O prefeito de Mogi, Caio Cunha, esteve presente na última terça-feira (10) em alguns pontos para vistoriar um dos equipamentos inseridos. O primeiro está disponível na região conhecida como Praça da Jaca, no distrito de Braz Cubas. Além dela, estão também recebendo os equipamentos o Parque Botyra Camorim Gatti, o Largo do Rosário, as regiões das Estações Mogi das Cruzes e Jundiapeba da CPTM, a Praça Norival Tavares, a Rua Doutor Deodato Wertheimer em Braz Cubas, a Praça da Liberdade, o Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e o distrito de Sabaúna.

“O investimento na melhoria da segurança da população é uma prioridade para a Prefeitura de Mogi das Cruzes, com a utilização de tecnologia voltada à inteligência. São ações complementares ao trabalho ostensivo do Governo do Estado. Os totens permitem o monitoramento em tempo real dos locais, ao mesmo tempo em que facilitam o contato da população com a Guarda Municipal”, evidencia Caio Cunha.

O totem conta com uma câmera de vigilância e o seu alcance atinge até 360º. Além disso, há também cinco câmeras unidirecionais e capacidade para detectar detalhes precisos das áreas mais próximas do local. Todas as imagens serão interligadas com a Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança. 

Outro ponto interessante é que o aparelho possui um interfone conectado a Ciemp, o que facilita o chamado de emergências para a Guarda Municipal. O investimento total dessa ação é calculado em R$ 1,3 mi até o final do ano.

Vale destacar que os locais que estão recebendo os totens foram definidos através de levantamentos e estatísticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança, em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil. 

Apesar dos aparelhos estarem sendo instalados em pontos estratégicos da cidade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes irá implementar também outros 30 equipamentos semelhantes em escolas municipais. A definição desses ambientes também foi feita após uma ampla análise, que mapeou os pontos com maior necessidade de reforço na segurança.

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.