Mogi das Cruzes

Secretária apresenta novo projeto para o transporte público da cidade

O projeto piloto trará 4 novas linhas, para diminuir o fluxo de ônibus na região central do município

Tatiana Silva

Publicado

há 2 anos

em

Secretária apresenta novo projeto para o transporte público da cidade

Fotos: Pedro Chavedar/PMMC

Na tarde desta quarta-feira (09), em coletiva de imprensa na Prefeitura de Mogi das Cruzes, a secretária de Transportes, Cristiane Ayres, apresentou o projeto piloto que visa melhorar a circulação dos ônibus no centro da cidade.

O projeto trará ao município novos ônibus para a frota do transporte público, junto com novas linhas que circularão entre os terminais Estudante e Central. Serão elas: 3 linhas circulares e 1 expressa. Essas linhas não impactaram nas já existentes C001 e C002.

A linha Expressa será identificada com a cor laranja nos veículos e é uma opção para quem vai de um terminal ao outro, pois não haverá paradas no meio do caminho. Além disso, os intervalos entre as partidas serão menores. Já o circular Saúde é identificado com a cor azul e irá passar exclusivamente por locais de atendimento médico, como o Hospital Luzia de Pinho Melo, o Pró-Hiper e o Pró-Mulher.

O circular Centro e o circular Centro via rua Ipiranga terá como destino o centro da cidade, com paradas estratégicas nos principais pontos.

As mudanças estão sendo pensadas, pois a maior concentração dos ônibus atualmente é na região central da cidade; e o atual plano de transporte público não tem atendido às necessidades da população, tendo em vista que, por conta do trânsito, os ônibus passam a maior parte do tempo em engarrafamentos.

Com esse novo sistema de transporte, que visa à otimização do fluxo dos ônibus na região central, o projeto também irá melhorar a integração entre as linhas. Hoje, a integração não pode ser feita dentro da própria região. A proposta é que os passageiros possam andar a cidade inteira com apenas uma passagem, no período de 1h30.

Pensando nisso, será criado um novo cartão, que funcionará para as linhas dos distritos Cocuera e Biritiba Ussu. A população dos bairros escolhidos terá uma melhoria na agilidade e na economia de passagens. A princípio, a ideia foi pensada para os dois bairros, mas futuramente deve ser expandida.

Já foram realizadas diversas reuniões e entrega de panfletos nos bairros escolhidos para ajudar a conscientização sobre o projeto. A secretária contou sobre a expectativa dos usuários ao novo projeto: “A população não recuou; e se mostraram ansiosa pela mudança.”

Cristiane também afirmou não haver datas para o começo da implantação das novas linhas. “Após a apresentação do projeto, primeiro vamos sentir como isso será recebido pelo público e depois daremos andamento”, complementou a secretária.