Guararema
Guararema se destaca na OBMEP Mirim com 40 medalhas conquistadas
Estudantes da rede municipal brilham em olimpíada nacional de matemática e mostram força do ensino público local

A matemática ganhou protagonismo entre os estudantes da Escola Municipal “Professora Célia Leonor Lopes Lunardini”, em Guararema. Localizada no bairro Itapema, a unidade foi destaque na 3ª edição da OBMEP Mirim – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, ao conquistar um total de 40 medalhas: quatro de ouro, 12 de prata e 24 de bronze.
Voltada aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a competição é reconhecida por estimular desde cedo o raciocínio lógico e o interesse pela matemática, por meio de desafios apropriados à faixa etária. O bom desempenho da escola é resultado do esforço dos alunos e do trabalho conjunto de professores e gestores. Para a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, os resultados refletem o investimento em uma educação de base sólida. “Essas medalhas são reflexo de um compromisso coletivo com o aprendizado e com o futuro dessas crianças”, afirma.
Além de motivar os estudantes, a participação em olimpíadas pode abrir caminhos acadêmicos. Algumas das principais universidades do país, como USP, Unicamp, UFRJ e UFMG, já oferecem oportunidades de ingresso por meio das chamadas “Vagas Olímpicas”, que consideram premiações em competições reconhecidas nacionalmente, como a OBMEP.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP Mirim é uma das maiores iniciativas científicas voltadas aos Anos Iniciais da educação básica. A edição de 2024 contou com mais de 4,4 milhões de participantes, distribuídos em 4.037 municípios brasileiros. A prova é aplicada em duas etapas diretamente nas escolas, com questões objetivas adaptadas ao nível de escolaridade de cada aluno.
Criada em 2022, a versão Mirim expande o alcance da tradicional OBMEP, voltada para os anos finais e o Ensino Médio. A olimpíada tem apoio do CNPq, CAPES, Sociedade Brasileira de Matemática e B3 Social, com promoção dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Já com foco na próxima edição, a escola de Guararema confirmou presença na 4ª OBMEP Mirim, cujas inscrições começam no dia 30 de abril. Para a diretora Marly de Siqueira do Prado, esse tipo de atividade contribui não só para o desenvolvimento acadêmico, mas também para a valorização do protagonismo estudantil. “Ver nossos alunos reconhecidos nacionalmente mostra que estamos no caminho certo”, conclui.