Guararema

Educação de Guararema e Fundação Dorina Nowill fecham parceria para aprendizado de Braille para crianças

Escolas municipais que atendem crianças com deficiência visual receberão o brinquedo LEGO Braille Bricks, que auxilia no processo de alfabetização

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Educação de Guararema e Fundação Dorina Nowill fecham parceria para aprendizado de Braille para crianças

Foto: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez uma parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos que garante a utilização de brinquedos com o propósito de auxiliar a alfabetizar crianças com deficiência visual.

A parceria vai garantir às escolas municipais que atendem crianças com deficiência visual, o recebimento do brinquedo LEGO Braille Bricks, parte do Programa Braille Bricks Brasil, que utiliza peças de Lego customizadas para o braille, com o propósito de alfabetizar crianças com ou sem deficiência visual.

Com a utilização dos Braille Bricks, blocos de Lego adaptados para que os pontos em relevo representam letras ou números do alfabeto braille, as crianças entre 4 a 10 anos aprendem brincando, construindo palavras e frases de forma mais interessante e divertida.

“A iniciativa é mais um passo para a manutenção de uma Educação Inclusiva em Guararema, garantindo a equidade e o acesso a um Ensino de qualidade, em que as crianças com deficiência visual podem aprender e sonhar como todas as outras, pois a maior autonomia é a alfabetização”, explica a Secretária Municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes. 

“Além do recurso pedagógico, o Programa, que é internacionalmente conhecido, oferece formação para os profissionais envolvidos no processo de alfabetização das crianças, sem custos para a municipalidade, conjunto muito valioso a toda a comunidade escolar”, completa a titular da Pasta.

A partir do mês de abril, cerca de 50 profissionais da Secretaria Municipal de Educação participarão de um curso de formação a distância, com especialistas em deficiência visual da Fundação Dorina Nowill para Cegos e Professores da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), com duração de 100 horas.