PS do Hospital Luzia de Pinho Melo passa a atender apenas casos graves

Decisão havia sido anunciada em dezembro, mas foi adiada para este mês; Unidade do SUS está localizada Mogi das Cruzes

Reprodução

O pronto-socorro (PS) do Hospital Estadual Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, passou a atender nesta segunda-feira, 01, apenas casos de urgência e emergência. Deverão se deslocar às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, pacientes que apresentarem de baixa complexidade. 

Para que a população da região entenda o novo funcionamento, a administração do Hospital esclareceu através de um comunicado para onde deve se deslocar em cada caso:

Consulta: atendimento de rotina como consultas, tratamentos, troca de sondas e curativos, medicamentos gratuitos, vacinas, acompanhamento médico e troca de receitas – Procure a UBS;

Urgência: atendimento para pressão e febre alta, troca de sondas para alimentação (enteral), fraturas, cortes, infarto e derrame – Vá até a UPA;

Emergência: acidentes com veículos, ferimentos por arma de fogo ou branca (com sangramento), acidentes por animais peçonhentos, fraturas, cortes, profundos, hemorragias, queimaduras, afogamento, insuficiência respiratória, infarto ou AVC, parada cardiorrespiratória ou intoxicações – Ligue para o Samu (192)

Vale lembrar que a medida havia sido anunciada no final do ano passado e a previsão de início era para o dia 15 de dezembro. Entretanto, o Governo do Estado adiou a mudança, ampliando o tempo para que as cidades do Alto Tietê se adaptassem ao novo protocolo.

UBS em Guararema

A cidade conta com duas UBS’s, a Benedicto Antonio Mariano, localizada na Av. Francisca Lerário, 955 - Bairro Industrial (Lambari), e a Guiomar Franco da Cunha, na R. Pedro Álvares Cabral, 36 - Jardim Dulce.