parque do lafo Guararema -  Banner728x90 Parque do lafo Guararema Mobile 320x50

Mogi das Cruzes

Operação embarga 75 lotes irregulares em áreas de mananciais de Mogi das Cruzes

Ação do Grupo de Fiscalização Integrada atuou em Quatinga, Pindorama e Taiaçupeba para proteger reservatórios que abastecem a Grande São Paulo

Sara Virginia

Publicado

há 3 meses

em

Operação embarga 75 lotes irregulares em áreas de mananciais de Mogi das Cruzes

Divulgação PMMC

O Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC) realizou, nesta quarta-feira (20), uma operação de grande porte em regiões estratégicas de Mogi das Cruzes. As equipes se concentraram em Quatinga, Pindorama e Taiaçupeba, locais inseridos em áreas de mananciais essenciais para o abastecimento de milhões de pessoas na Grande São Paulo.

O trabalho envolveu funcionários municipais, estaduais e policiais, que saíram em comboio da sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal pela manhã. Ao longo da ação, foram identificados e embargados 75 lotes irregulares, com os proprietários sendo notificados sobre as irregularidades e orientados a buscar os órgãos competentes.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare, ressaltou a relevância da fiscalização:

O Grupo de Fiscalização Integrada tem uma atuação contínua na região e estamos cumprindo uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli para intensificar o trabalho integrado com o Estado e demais órgãos, sempre com o objetivo de preservar a biodiversidade e, neste caso específico, garantir a qualidade e produção de água, que abastece milhões de pessoas na Grande São Paulo — afirmou.

O GFI-ATC é vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e tem como missão coibir parcelamentos irregulares de solo na região sul do município, onde se localiza a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM) do Alto Tietê Cabeceiras. Essa área protege o Sistema Produtor do Alto Tietê (SPAT), que reúne os principais reservatórios de abastecimento da região.

Na operação, participaram o Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Polícia Militar Ambiental, Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais, Patrulha Ambiental, Departamento de Fiscalização de Posturas, Departamento de Fiscalização de Obras, Cetesb e a Diretoria de Proteção e Fiscalização Ambiental do Estado.

De acordo com a legislação vigente, as APRMs são sub-bacias hidrográficas de interesse regional, voltadas à produção de água. Em Mogi das Cruzes, 49% do território é composto por áreas de mananciais, com destaque para Quatinga, Barroso e Taiaçupeba.

banner-onovo

Sou uma profissional de alta performance com habilidades em comunicação e gerenciamento de processos. Versátil e dedicada, encaro desafios com paixão. Minha formação em Gerenciamento de Processos me especializou em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Atualmente, atuo como jornalista digital deste portal, produzindo conteúdo e gerenciando suas redes sociais. Além da carreira, sou casada e mãe de dois meninos.

EVVE BANNER