Guararema e região podem deixar a fase vermelha ainda nesta quarta-feira

O CONDEMAT junto ao deputado estadual, André Prado reivindicou uma flexibilização das medidas impostas na fase 1, aplicada à noite e nos finais de semana; o governador do Estado reforçou que há a possibilidade caso a queda no número de internações pe

Arquivo Pessoal

Na próxima quarta-feira, 3, acontece mais uma reunião do Plano de Retomada Econômica, e ao que tudo indica o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) deve anunciar a suspensão da medida que colocou todo o Estado na fase mais rígida do Plano nas noites e nos finais de semana.

A medida do Plano de Flexibilização foi acatada no dia 25 de janeiro e tinha previsão de se estender até o dia 8 de fevereiro, quando seria realizado um novo balanço e concluído se permaneceria dessa forma ou não. Durante este período foi proibido a abertura de atividades consideradas não essenciais das 20h às 6h nos dias úteis e em todos os horários nos fins de semana. 

Neste espaço de tempo houve uma queda no número de internações e de acordo com Doria, caso o Estado permaneça com a retração a possibilidade de sair da fase vermelha pode acontecer na própria quarta-feira “Com duas semanas consecutivas de retração no número de internações e, caso esse cenário se mantenha em queda, na quarta-feira vamos anunciar medidas de suspensão das medidas impostas pelo Plano São Paulo relativas aos horários de funcionamento do comércio, dos shoppings, bares e restaurantes, inclusive aos fins de semana”.

Alto Tietê

O Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê acionou o Governo do Estado para a flexibilização das medidas impostas pela Fase 1 (vermelha), com a respectiva liberação para abertura dos comércios, principalmente aos finais de semana. O pedido foi apresentado nesta segunda-feira, 1, ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, durante reunião virtual.

A solicitação do consórcio, que tem apoio do deputado estadual André do Prado, se ampara, principalmente, na redução dos indicadores de novos casos e de internações pela Covid-19. Nos últimos dias, a taxa de ocupação por leitos caiu para menos de 70% no Alto Tietê. Também há desaceleração nos registros de casos confirmados. É o que aponta a Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT.

O Presidente do consórcio e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, reforçou a importância da reabertura dos comércios após às 20h e principalmente nos finais de semana: "Nossa região tem apresentado uma melhora nos índices graças ao esforço conjunto da população e poder público. Com este novo cenário, precisamos flexibilizar as medidas, permitindo o funcionamento do comércio já no próximo final de semana, com os objetivos de minimizar os impactos da crise financeira. Acredito que o comerciante e o empresário, que geram empregos e que movimentam a economia, não devem ser prejudicados por ações irresponsáveis praticadas por terceiros".