Mogi das Cruzes

Prefeitura de Mogi das Cruzes descobre caso de desvio folha de pagamento

Marcus Mello fez o comunicado da denúncia em um vídeo publicado em seu IGTV no Instagram

Redação

Publicado

há 5 anos

em

Prefeitura de Mogi das Cruzes descobre caso de desvio folha de pagamento

Na última quinta-feira (17), o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, publicou em seu perfil no Instagram um vídeo dizendo que na terça-feira (15), a prefeitura havia descoberto que um dos funcionários havia desviado dinheiro público.

De acordo com o prefeito, o funcionário havia feito alterações no sistema da folha de pagamento: “Inclusive se você fizer uma busca no seu pagamento no Portal da Transparência, vai aparecer um valor diferente do que foi depositado na sua conta. Ele alterou o sistema [da folha de pagamento] para desviar o dinheiro público”.

Marcus Melo diz que no mesmo dia em que o caso foi descoberto, uma denúncia foi registrada no Ministério Público para investigar o caso. A quantidade de valor desviado e o nome do funcionário não foram divulgados. O suspeito foi afastado do cargo na última quinta-feira (17).

Uma sindicância já foi aberta para apurar os fatos e recuperar o valor desviado dos cofres públicos.

Atualização 18/10 às 17:27:

Em uma nota publicada no Facebook na tarde desta sexta-feira (18), a Prefeitura de Mogi das Cruzes se pronunciou sobre o caso do funcionário que desviou dinheiro da folha de pagamento para uma conta bancária pessoal.

Após a apresentação da denúncia feita por Marcus Mello ao Ministério Público, o suspeito teve sua prisão preventiva solicitada pelo MP na última quinta-feira (17) e se encontra preso desde a manhã de sexta-feira (18). Além da prisão, o suspeito por desviar o dinheiro da folha de pagamento da Prefeitura teve seus bens bloqueados e quebra de sigilo de sua conta bancária foi solicitada.

Confira a nota completa:

“Nesta segunda-feira (14/10), uma auditoria regular do nosso Departamento de Recursos Humanos identificou uma inconsistência na folha de pagamento dos servidores municipais. Após a formação de um grupo técnico para identificar o problema, foi descoberto que um funcionário estava desviando dinheiro da folha de pagamento da Prefeitura para sua própria conta pessoal.

Em função da gravidade do caso e das provas levantadas, o prefeito Marcus Melo levou o caso ao Ministério Público, solicitando abertura imediata de uma investigação. Na quinta-feira, o Ministério Público solicitou a prisão preventiva do funcionário, que já se encontra preso desde a manhã desta sexta-feira.

A Justiça, também acolhendo solicitação do prefeito, determinou o bloqueio imediato de todos os bens em nome do servidor e a quebra do sigilo bancário. Paralelamente, iniciamos um processo administrativo interno visando a exoneração do funcionário a bem do serviço público.

A Prefeitura aguarda agora a conclusão das investigações e que o dinheiro desviado seja ressarcido aos cofres municipais. Devido a estes eventos, o lançamento das obras da Maternidade Municipal, que estava previsto para este sábado (19/10), será reagendado para outra data, sem prejuízo ao andamento dos trabalhos.”