Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes celebra a vida com a instituição do Dia do Nascituro e a Semana em Defesa da Vida

A lei de autoria do vereador John Ross reforça o compromisso da cidade com a valorização da vida desde a concepção

Gabriella Barrachi

Publicado

há 1 ano

em

Mogi das Cruzes celebra a vida com a instituição do Dia do Nascituro e a Semana em Defesa da Vida

Crédito da foto: Diego Barbieri - Câmara Municipal de Mogi das Cruzes

Uma nova e importante legislação foi sancionada em Mogi das Cruzes, na qual a cidade se destaca como um exemplo na promoção da valorização da vida desde a sua concepção. A Lei nº7.977/23, de autoria do vereador John Ross, institui o "Dia do Nascituro" e marca o início da "Semana em Defesa da Vida". A data visa sensibilizar a comunidade local sobre a importância de proteger a saúde de gestantes e bebês.

 

A nova legislação destaca a necessidade de valorizar a vida desde o momento da concepção até a morte natural, reforçando a importância de cuidar das gestantes e promover a conscientização sobre a maternidade e a paternidade responsável. Além disso, a Semana em Defesa da Vida promoverá apresentações teatrais, shows culturais, missas e trará tópicos relevantes, como a gravidez na adolescência, o aleitamento materno e a realização do pré-natal. Para entendermos melhor sobre a lei, realizamos uma entrevista com o vereador John Ross. Confira:

 

ON: Qual foi a inspiração para a criação da Lei nº 7.977/23 e da instituição do Dia do nascituro em Mogi?

 

John: Os dois pilares principais do nosso mandato é a defesa da vida e da família. Afinal, o que temos de mais importante na sociedade é a vida - e a principal delas é a vida humana. Sem vida com dignidade e família com vínculos fortes, não há sociedade organizada: a nossa sobrevivência fica insustentável. Nesse mesmo sentido, se buscarmos a raiz de quase todos os problemas da sociedade, veremos que o melhor caminho - e mais econômico para o Estado - se encontra em políticas públicas voltadas para as famílias, pois elas são o fator essencial para o desenvolvimento humano.

 

ON: Como você vê o papel da comunidade e das autoridades locais na promoção da valorização da vida desde a concepção?

 

John: Hoje vemos uma falta de informações muito grande no que diz respeito à valorização da vida e principalmente da vida humana em seu início, ainda quando é um nascituro, e trabalhar para propagar essa conscientização do valor da vida humana desde a concepção é essencial para termos uma sociedade mais coerente, justa e fraterna.

 

Sendo assim, uma das melhores maneiras de lidar com a escalada da violência e do desrespeito é através de políticas públicas voltadas para a valorização da vida, que sejam capazes de chegar em todas as camadas da sociedade. Por isso estamos realizando este trabalho com inúmeras ações nas áreas de psicologia, das artes, da cultura, do conhecimento e mobilizando todas as pessoas desde a periferia da nossa cidade até o centro.

 

ON: Quais são suas esperanças para o futuro em relação à conscientização sobre a valorização da vida desde a concepção em Mogi?

 

John: Essa mobilização dos mogianos pela vida fortalece as políticas públicas que a partir deste primeiro passo pretendemos dar em nossa cidade. Tenho esperança de que através de todo este trabalho que é progressivo e estruturante será possível salvar inúmeras vidas, que por não enxergarem uma saída se encontram em situação de desespero.