Na manhã da última quinta-feira (28) uma tentativa de assalto à agência do banco Itaú no município de Poá, acabou em troca de tiros.
De acordo com autoridades, um indivíduo entrou desarmado na agência do banco, fingindo ser um cliente e a partir disso teria tomado posse da arma de um vigilante do local, usando então uma funcionária como escudo humano, feito isso, o assaltante fez os demais clientes presentes de reféns.
O ocorrido evoluiu para uma troca de tiros, o que encaminhou à morte de Aline Lira, a funcionária em questão e do próprio assaltante.
O corpo de Aline foi velado na sexta-feira (29) e sepultado às 10h deste sábado (30).
O Itaú prestou comunicado de pesar pelo trágico acontecimento: “É com grande pesar e consternação que o Itaú Unibanco confirma o falecimento de uma colaboradora de sua agência em Poá, no estado de São Paulo, em decorrência de um assalto. O banco apoiará a família em todas as suas necessidades neste momento tão difícil e colabora com a polícia para elucidar o crime”, comentou a agência.
A Polícia Militar recebeu o chamado e compareceu no local do assalto; foi somente na chegada da PM que o assaltante começou a troca de tiros, e foi nesse momento que uma das balas atingiu a mulher, que não resistiu. O criminoso faleceu no local. O caso ocorreu por volta das 9h40, na Avenida Nove de Julho, no centro da cidade. Outro funcionário do banco ficou ferido e foi levado ao Hospital Guido Guida.
A Prefeitura de Poá publicou em suas redes sociais, pronunciamento para comunicar que a Secretaria de Segurança Urbana, e Transportes e Mobilidade Urbana foram acionadas para oferecer suporte no andamento do processo, e “todo perímetro da ocorrência foi isolado pela equipe da Prefeitura Municipal, o trânsito foi reorganizado e a região isolada, garantindo o efetivo trabalho das Polícias Civil, Militar e Samu, além da proteção aos pedestres e motoristas que passavam próximo dali.”
A unidade do banco do Itaú decidiu permanecer temporariamente fechada, a fim de dar o apoio à família da funcionária. As investigações seguem, no objetivo de esclarecer motivações do assalto.
Dados
Cerca de 1,8 milhão de pessoas foram vítimas de roubo no país no ano de 2021, o que equivale a 1,1% da população brasileira. Em roubos fora do domicílio, o uso de arma ficou acima de 80%. O levantamento foi realizado pelo IBGE e considera diversos tipos de roubos, incluindo os realizados dentro de domicílio, no quarto trimestre de 2021.