Guararema -  Banner728x90 Guararema Mobile 320x50

Nacional

NBB 2025/2026 começa hoje (18), com novo formato e participação recorde

Campeonato nacional de basquete masculino terá rebaixamento, 20 equipes e estreia da primeira treinadora mulher em um clube da elite

Pedro Henrique

Publicado

há 2 horas

em

NBB 2025/2026 começa hoje (18), com novo formato e participação recorde

David Abramvezt

A 18ª temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) foi oficialmente lançada nesta terça-feira (15), em evento realizado no Parque São Jorge, sede social do Corinthians, em São Paulo. Com 20 equipes participantes pela primeira vez na história, o campeonato promete ser a maior edição já realizada da principal liga de basquete masculino do país.

Entre as principais novidades da temporada 2025/2026 estão a adoção do sistema de rebaixamento, com os dois últimos colocados da primeira fase caindo para a Liga Ouro, e a classificação dos 16 melhores times para os playoffs. Outra estreia histórica será a presença de uma mulher como técnica principal de uma equipe na elite do basquete masculino brasileiro. A sérvia Jelena Todorovic, de 31 anos, assumiu o comando do Fortaleza Basquete Cearense, tornando-se a primeira head coach mulher da história do NBB.

“É um privilégio enorme. Uma garota pequena pode olhar para mim e dizer ‘ela se parece comigo, é possível’. Mas o mais importante é que quem está no cargo seja a pessoa mais capacitada, com liderança e conhecimento. Estou muito feliz por quem eu sou”, afirmou Jelena, que tem passagens como assistente técnica por equipes da NBA e da Europa.

A estreia do Fortaleza na competição será neste sábado (18), às 16h, contra o Vasco, no Rio de Janeiro. No mesmo horário, o Cruzeiro, um dos estreantes na liga, ao lado do Osasco, encara o São José. O atual tetracampeão Franca recebe o Osasco às 18h, completando os jogos de abertura. 

Com Minas e Flamengo novamente entre os favoritos ao título, a edição promete alto nível técnico e equilíbrio entre as equipes. Para o veterano Alex Garcia, símbolo do NBB aos 45 anos e ala-armador do Bauru, os clubes com maior investimento seguem à frente. “Na minha opinião, quem chega mais longe são os que mais investem. Mas mesmo com orçamento menor, o Bauru chegou entre os quatro. Franca mereceu o título passado. Acredito que eles, Minas e Flamengo devam estar nas semifinais de novo”, avaliou Alex, que acumula mais de 100 jogos pela seleção brasileira. “Depois dos 40, coloco metas pessoais e do time na pré-temporada. Isso mantém minha cabeça saudável, e o corpo responde. Quero fazer a melhor temporada da minha vida”, completou.

banner-onovo
EVVE BANNER