Mogi das Cruzes

Rotatória terá vias para desafogar trânsito

Intervenções tiveram início em dezembro de 2021, mas obra começou em março e deve terminar em junho 

Tatiana Silva

Publicado

há 1 ano

em

Rotatória terá vias para desafogar trânsito

Foto: PMMC/ Projeto. Para melhor visualização das alterações, este é o projeto da rotatória da Vila Nova Mogilar

Com as obras na região da Praça Kazuo Kimura, conhecida popularmente como ‘‘Rotatória do Habib’s”, em andamento, a Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que os trabalhos de construção da nova via, que ligará a Rua Professor Ismael Alves dos Santos à avenida Yoshiteru Onishi, foram iniciados em março, com previsão de três meses para a conclusão.

Conforme dados do projeto, no local, será construído um complexo viário com cruzamentos, novas vias e transposições sobre o córrego Lavapés, facilitando a circulação de veículos e do transporte coletivo. Serão disponibilizadas novas opções de tráfego, como a nova rua e três passagens sobre o córrego, na Avenida Yoshiteru Onishi. As autorizações para a construção das transposições já foram obtidas junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Estas intervenções estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e tiveram início em dezembro de 2021 com estudos de topografia e medição dos terrenos que irão receber as obras.

Os trabalhos serão executados pela empresa concessionária do Terminal Rodoviário Geraldo Scavone e não terão custos para a Prefeitura. O cronograma da obra vem sendo definido de acordo com o andamento dos serviços, buscando minimizar o impacto no sistema viário. A previsão é que todos os trabalhos sejam concluídos até o final deste ano.

“Durante o horário de pico, aquela rotatória fica impossível de passar. Mesmo com o semáforo, o trânsito é grande e o fluxo de carros fica intenso”, comentou a moradora do bairro Mogilar Fabia Santos, que precisa atravessar a rotatória todos os dias para chegar em casa.

Em uma pesquisa feita por meio do Instagram do O Novo, um internauta sugeriu uma mudança que poderia melhorar o trânsito na rotatória: “O alargamento da via, sentido César de Souza, irá desafogar bem o trânsito”, disse o consultor Camilo Guilherme.

O projeto

De acordo com o projeto desenvolvido, a rotatória existente no encontro das avenidas Francisco Rodrigues Filho, Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi será transformada em um cruzamento com semáforos. Para validar a medida, foram desenvolvidas simulações computadorizadas, com base em contagens sobre o fluxo de veículos feitas durante vários dias.

As conversões à esquerda para os veículos que circulam pela Avenida Francisco Rodrigues Filho e desejam acessar as avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi serão proibidas. Estes movimentos de tráfego serão possíveis com a utilização de uma nova via, que será aberta no terreno da antiga Codemo, unindo a Rua Professor Ismael Alves dos Santos e a Avenida Yoshiteru Onishi.

Outra opção será a transposição do córrego Lavapés, que será construída na altura da Rua Newton Straube, que permitirá a saída de veículos da Vila Nova Mogilar pela Avenida Yoshiteru Onishi em direção ao Centro Cívico. Duas outras passagens sobre o córrego serão implantadas para atender os motoristas que desejem chegar à Vila Nova Mogilar.