Mogi das Cruzes

Vacinação contra HPV é ampliada para crianças e adolescentes em Mogi das Cruzes

Secretaria Municipal da Saúde amplia vacinação contra HPV para crianças e adolescentes em Mogi das Cruzes

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 1 mês

em

Vacinação contra HPV é ampliada para crianças e adolescentes em Mogi das Cruzes

Foto: pmmc

A Secretaria Municipal da Saúde de Mogi das Cruzes adotou, a partir deste mês, as recomendações da Divisão de Imunização Estadual, em consonância com o Ministério da Saúde, e passou a disponibilizar o esquema vacinal contra o HPV - papilomavírus humano em dose única. A vacinação está acessível para crianças e adolescentes de nove a 14 anos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, mediante livre demanda, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O HPV está associado a uma das causas do câncer de colo de útero, sendo o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, conforme dados do Ministério da Saúde. No entanto, a infecção pelo vírus também afeta os homens, justificando a imunização tanto para meninas quanto para meninos.

Além disso, a proteção é recomendada para imunodeprimidos, vítimas de violência sexual e portadores de papilomatose respiratória recorrente, de acordo com protocolo específico do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Adolescentes de até 19 anos que não receberam nenhuma dose contra o HPV também devem ser vacinados. Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e documento de identificação.

AUDIENCIA PUBLICA - SANTA ISABEL - ALESP AUDIENCIA PUBLICA - SANTA ISABEL - ALESP