Mogi das Cruzes

APP Alto Tietê apoia projeto que reconhece Festa do Divino como patrimônio cultural imaterial do Brasil

A iniciativa parte do fato de que a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes é uma das mais importantes manifestações religiosas e folclóricas do Brasil

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 1 semana

em

APP Alto Tietê apoia projeto que reconhece Festa do Divino como patrimônio cultural imaterial do Brasil

Foto: reprodução/pmmc

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, um evento com mais de quatro séculos de história, pode ser reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Desde agosto de 2023, um processo de mobilização foi iniciado para endossar a relevância cultural da festa e garantir seu reconhecimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Associação de Profissionais de Propaganda (APP) Alto Tietê está apoiando a iniciativa, mobilizando agências, produtoras e outros profissionais da indústria da comunicação para promover a causa.

O movimento para reconhecimento da Festa do Divino como patrimônio cultural imaterial foi dividido em três segmentos: religioso, civil e popular. Desde então, diversas reuniões com grupos ligados à festividade têm ocorrido, resultando em uma forte adesão da comunidade mogiana e de outras entidades. A diretora da APP Brasil, Maria Teresa Arbulu, reforçou a importância do reconhecimento pela IPHAN: "Este reconhecimento escalaria um novo patamar de visibilidade e reputação, projetando Mogi das Cruzes e seu entorno para um contexto histórico mais amplo, garantindo a continuidade da Festa do Divino para as próximas gerações."

Para formalizar o processo junto ao IPHAN, a Diocese de Mogi das Cruzes e a Associação Pró-Festa do Divino assinarão o dossiê preparado por uma comissão de voluntários, liderada pela advogada Patrícia Cesare, pelo padre Vinícius Vilela e pelo advogado Luiz Fernando Prado de Miranda. A comissão preparou um inventário detalhado, com depoimentos, registros e publicações que comprovam a relevância da festa para a memória nacional.

A próxima etapa do processo ocorrerá em 26 de abril, quando a Diocese e a Associação Pró-Festa do Divino assinarão o dossiê, completando uma etapa crucial para o reconhecimento da festa pelo IPHAN. Para quem deseja acompanhar as atividades relacionadas ao projeto, a organização criou um perfil no Instagram (@divinomogipatrimoniobrasil), onde são compartilhadas informações sobre os avanços da iniciativa.

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes é uma das mais importantes manifestações religiosas e folclóricas do Brasil, e seu reconhecimento como patrimônio cultural imaterial pode trazer maior visibilidade para a cidade e contribuir para preservar essa tradição histórica.