Mogi das Cruzes

Estudantes mogianos celebram a inclusão no mundo do esporte em competição

Evento esportivo reúne alunos com e sem deficiência em Mogi das Cruzes, promovendo inclusão e competição saudável

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 1 mês

em

Estudantes mogianos celebram a inclusão no mundo do esporte em competição

Foto: pmmc

Nesta terça-feira (16), o Centro Municipal de Paradesporto Cid Torquato, no Jardim Rodeio, foi palco da 2ª Olimpíada e Paralímpiada Pequenos Esportistas, promovida pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. Cerca de 100 alunos de 13 escolas municipais participaram das provas de atletismo para pessoas com deficiência (PCD), envolvendo atividades ao longo dos períodos da manhã e da tarde.

A secretária de Educação, Marilu Beranger, expressou sua satisfação com o evento, destacando a felicidade dos alunos ao participarem. “Parabéns a todos, pais, alunos, professores por este evento tão importante para nossa rede. O que mais nos emociona é a alegria dos nossos alunos em participar desta atividade e competir”, afirmou.

Para os pais, como Bruna dos Santos, mãe de Arthur Daniel, 8 anos, a participação dos filhos em eventos esportivos é motivo de orgulho e emoção. "Muito orgulho. Não consigo nem descrever a sensação de ver ele ter a oportunidade de participar. Hoje em dia, está aumentando a visibilidade das crianças PCDs", ressaltou.

O evento não apenas emocionou os pais, mas também os profissionais da rede municipal, como Marcela Sanches, professora de Educação Física da EM Cláudio Abrahão. "O evento é tão rico e, com certeza, vai ficar marcado na vida dos alunos e dos familiares. Na minha, enquanto profissional, principalmente. É mágico ver os pais acompanhando, porque, dentro da escola, sempre querem o filho envolvido e a gente fazendo a inclusão. Hoje, é a concretização disso", declarou.

A 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas não apenas proporciona alegria e orgulho, mas também uma oportunidade para os alunos com deficiência experimentarem uma rotina diferente. "Muitas vezes, a vida da pessoa com deficiência se resume a frequentar terapias e fisioterapias, ou seja, somente atividades atreladas à saúde. Quando eles têm essa abertura no esporte e podem mostrar suas capacidades, é uma fórmula perfeita. Temos muita felicidade envolvida", concluiu Johnny Fernandes, professor da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Mogi das Cruzes.

A competição contou com a presença da secretária adjunta de Educação, Mariane Prestes, e de Márcio Maldonado, coordenador da Coordenadoria Municipal de Cidadania e Inclusão Social. A programação da olimpíada seguirá até outubro, com várias modalidades em disputa, envolvendo cerca de 4,2 mil alunos de 37 escolas municipais.

Organizada pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, a 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas conta com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer e dos departamentos da Secretaria de Educação, além do apoio da Secretaria de Saúde.

AUDIENCIA PUBLICA - SANTA ISABEL - ALESP AUDIENCIA PUBLICA - SANTA ISABEL - ALESP