Fogos de artifício com barulho são proibidos em Guararema

Nas festas de final de ano, como o Natal e o Ano Novo, o ideal é optar por fogos silenciosos

QG do ENEM

Para celebrar as grandes datas que finalizam o ano, normalmente são realizadas festas com muita música, comida e, no final da noite, fogos de artificio. Mesmo que em 2020 as comemorações não aconteçam da mesma forma, é importante ressaltar que a venda e a utilização de fogos, rojões e bombas de média e alta intensidade são proibidas em Guararema.

A iniciativa acontece porque o barulho alto pode causar sérios danos aos animais, que tem audição hipersensível, ficando desorientados, e também pelo que causa aos idosos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista, sendo fonte de irritação e crises.

“O som forte produzido durante a queima dos fogos também pode causar danos irreparáveis ao sistema auditivo dos indivíduos, como perda da audição severa, uni ou bilateral, temporária ou nos casos mais graves definitiva ou irreversível. A atenção com bebês e crianças pequenas também deve ser levada em consideração”, informa a Secretaria de Estado da Saúde.

A proibição em Guararema é amparada pela Lei 3295/2019 e as denúncias devem ser feitas por meio do site: <www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br>, após isso, uma cópia do Boletim de Ocorrência precisa ser encaminhada para o e-mail: [email protected].