Guararema

2º Encontro de Ferromodelismo acontece neste sábado (04)

O evento é gratuito e está sendo realizado na Estação Ferroviária de Guararema; outra novidade será o sorteio de duas viagens de trem, com direito a presença de um acompanhante

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

2º Encontro de Ferromodelismo acontece neste sábado (04)

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos  Foto: Comunicação/PMG

Com a repercussão que teve em 2021, o Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê volta a se apresentar em Guararema, trazendo a sua segunda edição. A Locomotiva 353, além das maquetes e dioramas, encontram-se disponíveis para visitação neste sábado (04), das 09h às 17 horas, na Estação Ferroviária de Guararema, localizada na Rua Dr. Falcão, 04, no Centro. Além de gratuito, o evento terá ainda sorteio de brindes, visando alcançar o maior número de pessoas. 

Outra oportunidade que a edição oferece é o sorteamento de duas viagens de trem, entre Guararema e a Vila Luis Carlos, podendo ser realizado da cabine C-30 da ABPF, com direito a um acompanhante. Vale destacar que o primeiro passeio acontece pela manhã e o próximo a tarde.

O evento é organizado pelo produtor de eventos, Ernesto Paparelli, e está recebendo o apoio da Prefeitura Municipal de Guararema, da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), CPTM, MRS Logística, Projeto Rádio Trem, Pedal Cafeteria e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições, situada em Ribeirão Preto.

Segundo Paparelli, a população da cidade se identificou com a 1º edição e isso demonstrou satisfação pelo tema. "Depois do primeiro sucesso, achei que era o momento de realizarmos um segundo encontro em Guararema, pois há muitos aficionados por trens em nossa região", declarou.

Em linhas gerais, o ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos, com origem remetida ao período em que o transporte ferroviário foi adotado intensivamente. Uma curiosidade é que as primeiras miniaturas foram fabricadas por artesãos alemães, na época de 1830. E apesar do transporte ter deixado de existir conforme o passar do tempo, com exceção dos passeios turísticos, a paixão que os grupos criaram pelo hobby aumentou.

"O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte”, diz o diretor da Frateschi Trens Elétricos, Lucas Frateschi. “As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil", conclui. 

Por fim, o primeiro Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê, realizado em outubro de 2021, reuniu cerca de duas mil pessoas. A expectativa para essa ano é que esse número seja ultrapassado. 

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.