Economia

Número de trabalhadores informais cresce no país

O número de trabalhadores sem registro em carteira chega a 13,2 milhões

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Número de trabalhadores informais cresce no país

Desemprego já chegou a 8,6 milhões  Foto: Reprodução / Marcos Santos

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), na terça-feira (28), o número de empregados sem carteira de trabalho assinados no país é o maior já registrado desde 2015, conforme apontado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

O número de trabalhadores sem registro em carteira chega a 13,2 milhões, alta de 0,2% em relação ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo período de 2021, o aumento foi de 6,4%. A alta ocorreu entre 2021 e 2022, indo de 11,2 milhões para 12,9 milhões de trabalhadores informais. O número é o maior já registrado.

“Nos últimos dois anos, é possível visualizar tanto o crescimento do emprego com carteira assinada quanto do emprego sem carteira registrada. Porém, é nítido que o ritmo de crescimento é o maior entre os sem carteira assinada”, explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

No Brasil, a taxa de desemprego caiu para 7,9% no trimestre móvel de outubro a dezembro de 2022, segundo o IBGE. Sendo a menor taxa se comparada com o mesmo trimestre de 2014, que foi de 6,6%, o menor para todos os trimestres desde dezembro, janeiro e fevereiro de 2015, quando a taxa foi de 7,5%.

A quantidade da população sem emprego no Brasil chegou a ser de 8,6 milhões de pessoas, no trimestre encerrado em dezembro do ano passado. Redução de 9,4% em relação ao trimestre encerrado em setembro, ou seja, 888 mil pessoas a menos entre os desempregados. A queda foi de 28,6% se comparada ao mesmo período de 2021, números que representam 3,4 milhões de desocupados a menos.

O IBGE considera como desocupadas as pessoas que mesmo sem o trabalho com carteira assinada, conseguem gerar renda para o seu domicílio. 

Além disso, os descontos no salário de um trabalhador formal é tão grande que as pessoas começaram a perceber que poderiam ter muitos mais rendimentos optando pela informalidade. 

Trabalho em Guararema

Segundo dados divulgados pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), do Governo do Estado de São Paulo, no último balanço, referente a dezembro de 2022, a cidade de Guararema contava com 7.595 postos de trabalho ativos e formais. Neste mês, a cidade registrou 247 admissões e 341 desligamentos. 

Sobre o número de trabalhadores informais na região, não houve informação, pois a Prefeitura de Guararema não contém esses dados. 

Estas informações podem ser consultadas neste link: https://trabalho.seade.gov.br/