Geral

Instagram tem ordem para se pronunciar sobre ‘bugs’ 

Procon-SP é responsável pela atribuição do pedido, após usuários sofrerem com o bloqueio e perda de seguidores nas contas

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Instagram tem ordem para se pronunciar sobre ‘bugs’ 

Ao menos sete países relataram problemas na plataforma do Instagram / Foto: Lívia Rios

Seguidores, curtidas, compartilhamentos, visualizações e engajamento. Tudo isso compõe a plataforma do Instagram, que cada vez mais atrai pessoas para usufruírem de suas funções.

No entanto, na segunda-feira (31), o aplicativo passou por instabilidades e assustou grande parte do seu público. O mesmo suspendeu boa parte das contas e também interferiu na queda no número de seguidores, sem que houvesse um motivo evidente. 

A YouTuber Virginia Fonseca, considerada atualmente como uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil, foi uma das afetadas. Ela divulgou em seu perfil que tinha “amanhecido com 200 mil seguidores a menos''. Além dela, a atriz Mariana Xavier contabilizou uma perda de 45 mil seguidores. Já Juliette relatou a eliminação de 400 mil.

O Instagram, através de um porta-voz da Meta (empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp) e em seu perfil no Twitter, realizou uma postagem para se desculpar pelo ocorrido. “Sabemos que algumas pessoas, em diferentes partes do mundo, estão tendo dificuldades para acessar suas contas. Estamos investigando e pedimos desculpas pelo inconveniente”.

Apesar da mesma ter se pronunciado, o Procon-SP atribuiu um prazo de 72 horas, que passou a valer no dia primeiro deste mês, solicitando que o Instagram esclareça as razões pelas quais o equívoco se desenvolveu. 

O Órgão de Defesa do Consumidor aproveitou ainda para acionar o Facebook Serviços Online do Brasil, para que assim seja informado a quantidade de usuários afetados no país e no Estado de São Paulo, além de quais foram as disposições para que o problema fosse resolvido. Ademais, o Procon-SP questiona também quais foram as consequências exatas.

Lembrando que, a situação foi normalizada no mesmo dia, ao final da tarde.

Mas, e aí? Você passou por essa situação? Ela te afetou mais do que você esperava? Essa é a pergunta que não quer calar. 

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.