Geral

Golpe na Black Friday promete passagens aéreas de graça

Prática é similar a que circulou em julho deste ano e alega ser parte de uma promoção especial de uma companhia espanhola

Fabrício Mello

Publicado

há 1 ano

em

Golpe na Black Friday promete passagens aéreas de graça

Empresa envolvida usou o Twitter para avisar consumidores / Foto: Divulgação/Iberia

Com a chegada da Black Friday, realizada no próximo dia 25, é comum que empresas e lojistas façam promoções especiais e ofereçam grandes descontos em produtos e serviços. Entretanto, um novo golpe vem circulando pelo WhatsApp, usando a data como disfarce e oferecendo passagens aéreas para a Europa sob o nome da empresa espanhola Ibéria.

O alerta partiu da ESET, uma empresa especializada na detecção de ameaças cibernéticas, e a própria Ibéria, através do Twitter, falou sobre a situação e avisou seus consumidores sobre a fraude

"Aviso aos passageiros: nos últimos dias detectamos um alto número de alertas sobre falsos concursos e sorteios para voar Ibéria, que circulam principalmente por WhatsApp e são fraudulentos", escreveu, ressaltando que as promoções oficiais são divulgadas em seu site e redes oficiais verificadas.

Em agosto deste ano, um golpe parecido circulava nas redes, estimulado pelas férias no meio do ano.

Como funciona?

O link chega por WhatsApp e direciona o usuário para uma página. Lá, é solicitado que se responda a uma pesquisa de quatro perguntas e, então, participar de um jogo para liberar as passagens promocionais.

Depois, o esquema te convida a compartilhar o concurso com seus contatos para resgatar o prêmio. É através desta última etapa que os criminosos conseguem viralizar ainda mais o golpe. Com todas as fases concluídas, o usuário é redirecionado para outros sites falsos.

A intenção por trás do golpe é simples: o roubo de informações, como senhas, nomes, datas de nascimento, e e-mails.

Para se proteger e evitar esse tipo de situação, a recomendação é excluir esse tipo de mensagem e não abrir links que ofereçam prêmios ou oportunidades que soem boas demais. Além disso, sempre verifique se sites abertos via link no WhatsApp são os oficiais através de buscas no seu navegador e nunca insira dados até ter certeza da veracidade da promoção.