Geral

Auxílio Brasil pode ser usado em empréstimos

Bancos foram autorizados a realizar empréstimo consignado aos contemplados pelo benefício com juros máximos de 3,5% ao mês

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Auxílio Brasil pode ser usado em empréstimos

Especialista recomenda que quem busca pelo empréstimo consignado faça as contas antes de aderir a esse modelo de crédito / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nesta semana, 12 bancos receberam a autorização para realizar empréstimo consignado a pessoas contempladas com o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, de acordo com a definição do Ministério da Cidadania, os juros máximos são de 3,5% ao mês.

O empréstimo consignado é um tipo de crédito onde o pagamento é descontado diretamente da fonte de renda da pessoa que tomou o valor emprestado, seja essa fonte um salário, a aposentadoria ou benefícios, como o Auxílio Brasil.

A lei que liberou as operações ainda define que os beneficiários poderão fazer empréstimos de até 40% do repasse, permanente de R$ 400,00 do programa, ou seja, será possível descontar até R$ 160,00 mensais, num prazo máximo de 24 meses.

Em entrevista ao O Novo, Armin Altweger, CEO da SCF Brazil, explicou que os riscos dessa modalidade de empréstimo podem “ser considerados imprevisíveis”, mas que eles existem. 

“Dentre os principais, podemos destacar: uma vez que se faz a contratação, o débito não pode ser suspendido da fonte de renda mensal; se o contrato é de longo prazo, o tomador do empréstimo tem que saber que terá esse valor mensalmente debitado, por muito tempo; em caso de perda do emprego, por exemplo, deverá haver quitação integral do empréstimo”, explica Altweger.

E, em relação aos beneficiários do Auxílio Brasil, ele ressalta que o empréstimo consignado não é indicado para quem precisa quitar as dívidas do dia a dia. “O ideal é contratá-lo para empreender ou quitar dívidas com altos juros, como cartão de crédito ou cheque especial”, completa.

Para ele, o cenário ideal de contratação de um empréstimo consignado é quando o consumidor busca empreender ou quitar dívidas com altos juros, como o cartão de crédito ou o cheque especial.

Por fim, para quem busca aderir a esse modelo de crédito, Altweger explica que o ideal é fazer a “conta na ponta do lápis”. 

“Ele precisa sempre considerar a relação do comprometimento mensal da renda e o prazo. Se ao final da equação essa contratação vai trazer benefícios, deve prosseguir. Se não for, o ideal é averiguar outras opções”, conclui

Bancos autorizados

Junto ao Ministério da Cidadania, 12 instituições financeiras receberam a autorização e se tornaram habilitadas para realizar o empréstimo consignado aos beneficiários. Entre as autorizadas estão: Caixa, Banco Agibank; Banco Crefisa; Banco Daycoval; Banco Pan; Banco Safra; Capital Consig Sociedade de Crédito Direto; Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento; Pintos S/A Créditos; QI Sociedade de Crédito Direto; Valor Sociedade de Crédito Direto; e Zema Crédito, Financiamento e Investimento.