Economia

SVR: Banco Central disponibiliza resgate de valores esquecidos

No último dia 28, o sistema para consultas de dinheiro esquecido em instituições financeiras do BC foi reativado. A partir das 10 horas desta terça-feira (7), os saques poderão ser solicitados

Kauany Germano

Publicado

há 1 ano

em

SVR: Banco Central disponibiliza resgate de valores esquecidos

Foto: Reprodução / Getty Images

Estima-se que quase 40 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas possuem um valor a ser resgatado, totalizando cerca de 6 bilhões de reais, de acordo com o Banco Central (BC). Para realizar a consulta, basta acessar o site: https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico e preencher os campos solicitados. As solicitações de saques estarão disponíveis no próximo dia 7, a partir das 10 horas.

Para este ano, o Banco Central divulgou algumas novidades sobre o SVR (Sistema de Valores a Receber). O sistema do BC, agora mostrará valores oriundos de contas de pagamento, corretoras de títulos e valores mobiliários, além dos valores esquecidos em contas correntes, cooperativas de crédito, poupança, tarifas de empréstimos e consórcios, que já faziam parte desse sistema. 

Entre algumas das atualizações, destaca-se a possibilidade do resgate poder ser efetuado via Pix. O usuário que realizar o resgate dessa forma, deverá informar uma de suas chaves pix diretamente via SRV. O Banco Central, também apresentou a possibilidade de consulta dos valores de pessoas falecidas, herdeiros, testamentários, inventariante ou representante legal agora podem também realizar a consulta. 

O prazo de devolução para aqueles que solicitaram o valor por SRV, via pix, é de 12 dias úteis. Nos casos combinados diretamente com a instituição financeira, ainda não há um prazo definido.