Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes aprova Moção de repúdio contra ataques racistas ao jogador Vini Júnior

O jogador brasileiro foi vítima de insultos racistas durante uma partida contra o time do Valência, na Espanha

Kauany Germano

Publicado

há 11 meses

em

Mogi das Cruzes aprova Moção de repúdio contra ataques racistas ao jogador Vini Júnior

Foto: Reprodução / CMMC

Nesta terça-feira (23), durante sessão ordinária, a Câmara Municipal da cidade de Mogi das Cruzes aprovou a Moção de n° 68/2022, que visa repudiar os atos de racismo direcionados ao atleta Vinícius Júnior, do Real Madrid, durante o jogo contra o time do Valência, na Espanha. A proposta foi apresentada pelo vereador Edinho (MDB). 

Durante a partida, o atleta brasileiro foi vítima de insultos racista, sendo chamado de “macaco” pela torcida do time adversário, no estádio Mestalla. Em sessão, o vereador ressaltou que não seria a primeira vez que assuntos sobre questões raciais eram levantados na câmara. “O objetivo desta Moção é reafirmar a posição desta Casa no irrenunciável combate a todos os atos de injúria racial e discriminação. Essas atitudes devem ser firmemente combatidas”, completou o parlamentar. 

Vereadores como Juliano Botelho (PSB), Iduigues Martins (PT), Inês Paz (PSOL), Policial Maurino (PODE), Edson Santos (PSD), Gustavo Siqueira (PSDB) e Zé Luiz (PSDB) comoveram com a situação do jogador da Seleção Brasileira e discursaram sobre como é lamentável o ocorrido. 

“O racismo floresce da ignorância. Estamos no século 21, não podemos em hipótese alguma aceitar o que aconteceu na Espanha com um brasileiro e ficarmos inertes diante de tudo isso. Esse caso repercutiu muito, mas quantas pessoas sofrem caladas porque não têm a quem recorrer, que acabam trazendo outras consequências no dia a dia?”, questionou o vereador Policial Maurino (PODE).

“A verdade é que nenhum tipo de preconceito deve ser tolerado. Os gritos homofóbicos no clássico Corinthians X São Paulo também não cabem mais na atualidade. Enquanto representantes da população, temos que ser anti-racismo, anti-preconceito e a favor da liberdade”, destacou o vereador Zé Luiz através de suas redes sociais.