Música
Diego Figueiredo faz show gratuito em Guararema nesta quinta (16) e lança novo álbum na FLIG
Violonista indicado ao Grammy apresenta turnê “Raízes da MPB” e disco “Violão Caipira”

O renomado violonista Diego Figueiredo se apresenta gratuitamente nesta quinta-feira (16), às 20h, na Estação Literária de Guararema, como parte da programação da 4ª FLIG (Festa Literária de Guararema). O show integra a turnê “Raízes da MPB” e marca o lançamento do disco “Violão Caipira”, que já está disponível em todas as plataformas digitais.
Com 30 álbuns lançados e uma carreira internacional consolidada, incluindo passagens por mais de 70 países, Diego traz à cidade um espetáculo instrumental que celebra clássicos da música brasileira com arranjos sofisticados, unindo violão solo, quinteto de cordas e elementos de música de câmara, jazz e MPB. No repertório, estão releituras de obras como “Tico-Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu), “Carinhoso” (Pixinguinha), “Garota de Ipanema” (Tom Jobim) e “Romaria” (Renato Teixeira), entre outras.
O álbum “Violão Caipira”, lançado durante a turnê, é uma homenagem à música de raiz e conta com as participações especiais de Sérgio Reis, Renato Teixeira e Almir Sater. O disco inclui clássicos como “Luar do Sertão”, “Tristeza do Jeca” e composições autorais, como “Fadinho” (com Renato Teixeira) e “Dança do Colibri” (com Almir Sater). Além do show principal, a passagem de Diego Figueiredo por Guararema terá outras ações culturais: um workshop com alunos de escola pública e uma apresentação especial em um asilo da cidade, fortalecendo o caráter educativo e social da turnê.
A apresentação faz parte de um circuito com 15 cidades do interior paulista, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de SP), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Internacionalmente respeitado, Diego Figueiredo foi indicado ao Grammy e premiado no Montreux Jazz Festival (Suíça). Após a turnê, o artista segue para os Estados Unidos, onde se prepara para estrear no Carnegie Hall, uma das casas de espetáculo mais prestigiadas do mundo, no dia 30 de novembro.