Economia

Bandeira tarifária sobre o consumo de energia será vermelha (patamar 2) em julho

Medida foi tomada em razão da intensidade da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN)

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 2 anos

em

Bandeira tarifária sobre o consumo de energia será vermelha (patamar 2) em julho

Agência Brasil

Foi anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta terça-feira, dia 29, que a bandeira tarifária em julho de 2021 será vermelha, patamar 2, em razão da intensidade da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

De acordo com a ANEEL, com o acionamento da bandeira vermelha em seu maior patamar é importante reforçar aos consumidores ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.

Dentre as ações para economizar energia estão: tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado; só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário; nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira; deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos; descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente; utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras; juntar roupas para passar de uma só vez; e retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.