Economia

Alimentos têm aumento de preço em supermercados por conta de pandemia

Comércios estão sendo obrigados a aumentar os valores por comprarem mercadorias de fornecedores

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 4 anos

em

Alimentos têm aumento de preço em supermercados por conta de pandemia

Reprodução

A pandemia do novo coronavírus tem afetado diversos ramos do país, como a saúde, a educação e a economia. Neste último setor citado, o impacto vem na forma de demissões em massa, férias coletivas e também no aumento do valor da produção de alimentos e itens de higiene, isso porque a demanda é grande e os trabalhadores são poucos.


Os comércios estão sendo obrigados a aumentar os valores porque compram mercadorias de fornecedores, que por si só já aumentaram os preços de repasse, e esses produtos comprados não podem ser vendidos apenas pelo preço de custo, já que os estabelecimentos pagam impostos, contas de água, luz, o salário dos funcionários e tem ainda outros custos. 


Para Georges Neto, do Mago Supermercados, é preciso que o consumidor entenda que a culpa não é dos comércios. “Estamos sendo acusados direto na internet e por vários clientes sobre a alta dos preços. As pessoas não tem noção da atual situação do mercado, somos um mercado popular que não tem intenção nenhuma de aumentar os preços porque sabemos que isso vai atrapalhar diretamente o nosso cliente”, explica Georges.


O empresário ainda afirma que quem sofre mais é o pequeno empreendedor, “não temos poder de compra para conseguir negociar os preços, tanto que nem mesmo os Atacados com grande poder de compra conseguiram manter seus preços. Se um cliente vem no mercado e vê o preço de um arroz hoje e vai no Atacado, ele vai perceber que é praticamente a mesma coisa”.


Segundo Graziélia de Almeida, do Monteiro Supermercados, alguns dos alimentos que tiveram um notável aumento do preço foram: feijão, macarrão, enlatados e arroz. Ela ainda afirma que os aumentos tem com toda certeza influência desta pandemia.
 

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.