Daniel Ruziska

Igreja em unidade

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 10 meses

em

Igreja em unidade

Foto: Reprodução/Freepik

Chegada à tarde, ele se pôs à mesa com os doze discípulos (Mateus 26:20). Queridos, nós nos sentamos à mesa para comer com pessoas estranhas? Claro que não! Sempre nos sentamos com pessoas íntimas.

Esses homens foram escolhidos por Jesus como os melhores para estabelecer a sua igreja na Terra. Quando nos reunimos em Guararema, celebramos a unidade da Igreja Cristã. Eu, a Pastora Ana, o Pastor Fred e a Dani fomos escolhidos por Deus para estabelecer e fortalecer a unidade da Igreja do Senhor na cidade. Inicialmente, como IBC, e agora como IBL. Isso é fácil? Claro que não, irmãos. Precisamos de muita oração, coragem e entendimento.

Aqueles homens que caminharam com Jesus precisaram, após a sua morte e ressurreição, de unidade, falar a mesma língua e ter apenas uma diretriz, que é a Palavra de Jesus. Eles enfrentaram dificuldades nas relações, inclusive com Jesus, o Mestre. A Igreja é uma relação de fé e confiança, assim como aqueles discípulos tinham pensamentos diferentes entre si, também nós pensamos diferente uns dos outros.

Eu e o Pastor Fred pensamos de forma diferente, mas quando se trata de estabelecer algo na Igreja, ambos recorremos às Escrituras e ali convergimos nossas diferenças. Ali temos uma direção segura, apenas uma língua a ser ouvida. 

Vejam como havia diferenças entre os discípulos: Tiago e João, por exemplo, pediram um lugar especial ao lado de Jesus no céu (Marcos 10:37). Responderam-lhe: "Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda". Será que isso não gerou nenhum problema com os outros dez? Em João 21:21, há uma manifestação relacional entre os discípulos.

Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: "E quanto a este?". Mas não podemos permitir que essas diferenças saiam dos princípios básicos de Deus, que é o amor. Jesus ama a sua Igreja e nos confiou ela. Nós somos responsáveis pelo desenvolvimento da Igreja do Senhor.

Jesus nos chama a ter um amor por sua Igreja que suporte as diferenças de pensamentos e atitudes, mas permaneça unida no mesmo propósito: levar a Palavra da Salvação para todos. Sei que muitas pessoas poderiam estar conosco compartilhando esse tempo de unidade da Igreja, mas não estão porque pensam e agem de forma diferente. E nós, assim como Jesus fez, as amamos, sem impor nenhuma condição para estarem conosco.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.