Daniel Ruziska

Combatendo o pecado

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 10 meses

em

Combatendo o pecado

Foto: Reprodução/Freepik

Em muitas passagens do Novo Testamento, os crentes são instruídos a não pecar, pois o pecado terá um efeito negativo em suas vidas. As Escrituras deixam claro que os crentes não estão sujeitos à Lei no que diz respeito à salvação.

Entretanto, os critérios morais apresentados pelo Novo Testamento são basicamente os mesmos da Lei. Os critérios morais de Deus não mudaram; apenas os requisitos para a nossa salvação mudaram. O reino espiritual está ao nosso redor, mas não somos capazes de acessá-lo através dos nossos cinco sentidos. Somos totalmente dependentes do Senhor para todo o nosso conhecimento nessa área.

O reino espiritual já existia antes de o reino natural ser criado e é mais real do que o reino físico em que vivemos. Para compreender o significado do pecado, precisamos observar seus efeitos no reino espiritual. Lidamos com as coisas espirituais com base nas informações que o Senhor nos dá. Além das palavras que o Espírito Santo nos revela diretamente, a única outra fonte autorizada são as Escrituras.

Todas as informações fornecidas pelo Espírito Santo estarão de acordo com as Escrituras, e todas as informações recebidas "espiritualmente" precisam ser avaliadas à luz das Escrituras antes de serem aceitas. O crente tem uma posição garantida por Deus em seu reino. Essa é uma posição "legal" que envolve perfeita justiça por meio de Cristo e garante a salvação. No entanto, essa posição não deve ser confundida com a condição do crente no reino natural.

As Escrituras indicam claramente que existem fatores no reino natural que afetam nossa condição. Nossa condição é influenciada por nossa conduta e também pela nossa capacidade de nos apropriarmos da aliança e da promessa de Deus de nos ajudar. Essa posição espiritual e nossa condição presente são abordadas e expressas em muitas passagens das Escrituras, como por exemplo: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8:1, 4, 10).

No entanto, é claro nas Escrituras que, por meio de Cristo, o crente tem uma posição de justiça no reino de Deus. Portanto, as consequências para o crente que segue a carne devem se referir à carne e não à salvação. Em Cristo, não há condenação alguma, apenas libertação do pecado e salvação. Receba a Cristo como seu Senhor e Salvador.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.