João Victor Oliva brilha na Alemanha

Momento Equestre

Luís Ruas

O cavaleiro paulista João Victor Marcari Oliva vem fazendo história no hipismo brasileiro. Prova disso foi seu bom desempenho no Concurso de Adestramento Internacional Quatro Estrelas de Oldenburgo, realizado no fim do mês de outubro, na Alemanha.

Na ocasião, o jovem atleta de 25 anos, filho da rainha Hortência do basquete, fez o hino nacional tocar por duas vezes. Essa, aliás, foi a primeira vez que um brasileiro venceu provas de adestramento desse nível em território europeu.

A participação de João Victor teve início no sábado 30 de outubro, quando conduziu o Puro Sangue Lusitano Escorial Horsecampline à vitória do Grand Prix, fechando sua apresentação com a nota média final de 71.065%.

Já no domingo 31 de outubro, o cavaleiro olímpico se despediu do torneio alemão subindo novamente no lugar mais alto do pódio, agora como campeão do Grand Prix Special, prova em que registrou 70.745% de nota média final.

Embalado com bons resultados desde que se apresentou pela primeira vez com Escorial Horsecampline, em novembro de 2020, João Victor vem ousando “arriscar um pouco mais para pontuar mais notas” e assim atingir o objetivo de integrar o Time Brasil que participará do Campeonato Mundial de Adestramento em Herning, Dinamarca, entre 6 e 10 de agosto de 2022.

Na mira do atleta também estão os Jogos de Paris 2024, quando as competições de Hipismo terão como palco os jardins do famoso Palácio de Versalhes.

Além disso, ainda em 2021, João Victor e Escorial devem disputar outros dois concursos internacionais: em Dortmund, de 9 a 12 de dezembro, e em Frankfurt, de 16 a 19 de dezembro, ambos na Alemanha.

As boas notícias, entretanto, não param por aí. Afinal, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) elegeu o jovem atleta paulista como vencedor do Prêmio Brasil Olímpico na categoria Hipismo Adestramento. Este é o sexto título conquistado por João Victor, que também venceu em 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.

O cobiçado troféu anual, concedido aos melhores atletas da temporada pelo COB, será entregue no dia 07 de dezembro, em cerimônia marcada para acontecer no Teatro Tobias Barretos, em Aracaju, Sergipe.