Conexão Esportiva

Cavaleiros da região brilham no Enduro Equestre

Momento Equestre

Pedro Rebouças

Publicado

há 3 anos

em

Cavaleiros da região brilham no Enduro Equestre

Divulgação Haras HSK

Com o fim dos Jogos Olímpicos de Tóquio, é hora de voltar novamente a atenção para o hipismo nacional e em especial para a atuação dos cavaleiros do Alto Tietê, que seguem fazendo bonito nas trilhas de enduro equestre.

O jovem endurista Ryan Matheus Melo de Almeida, por exemplo, voltou a subir no pódio durante o Festival Internacional de Enduro, realizado nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Haras Albar, em Campinas (SP). 

Montando HSK Notah, o representante do Haras HSK, de Salesópolis (SP), conquistou a terceira colocação da categoria 120 Km Young Rider, prova de duas estrelas que contou com a chancela da Federação Equestre Internacional (FEI).

Assim, o cavaleiro salesopolense, de 18 anos, galgou importantes posições no Ranking Mundial da Categoria Young Rider (Jovens Cavaleiros) e é agora o brasileiro melhor classificado, ocupando a 27ª colocação.

Recentemente, Ryan já havia subido no pódio de duas importantes competições: a etapa de abertura do Campeonato Mineiro, em que ficou com a primeira colocação da categoria 120 Km Young Rider, e a segunda etapa do Campeonato Paulista, na qual obteve a terceira colocação da categoria 120 Km Young Rider. 

Outro jovem cavaleiro da região que se destacou no Festival Internacional de Enduro foi o também representante do Haras HSK Gabriel Nascimento Arroyo dos Santos (Foto). Montando HSK Ornella, o endurista mogiano conquistou a primeira colocação da categoria Young Rider 80 Km, registrando a velocidade média de 14,89 km/h e o tempo final de 05h22m18s.

Praticado no Brasil há mais de três décadas, o enduro equestre é uma competição hípica de longa distância, em que a velocidade deve se adequar à resistência, exigindo muita estratégia por parte dos participantes. Suas provas contam com percursos que variam de 20 a 40 quilômetros, para os iniciantes, até 80, 120 ou 160 quilômetros, para os cavaleiros mais graduados. 

O Alto Tietê, aliás, já foi palco de importantes provas da modalidade, como a Tietê Open, em Salesópolis, o Festival Internacional de Enduro, que teve três edições realizadas em Mogi das Cruzes na década passada, e o 9º Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, realizado no já distante ano de 1999, com base no Guararema Parque Hotel. 

Jornalista especializado no segmento equestre, escreve sobre as principais notícias do hipismo regional e nacional. Com passagens por publicações como as revistas Cavalos, Helvetia Polo International e Equest, é desde 2009 editor da revista Mangalarga. Possui ainda uma longa carreira na área de assessoria de imprensa, já tem sido responsável pela comunicação de grandes eventos do setor, como a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, o Campeonato Panamericano de Enduro Equestre, o Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, o Campeonato Paulista de Enduro Equestre, a Copa de Marcha Mangalarga, o Leilão Tarlim Mangalarga e o Leilão Genética de Campeões do Cavalo Lusitano. Também é o responsável pela coluna Momento Equestre, veiculada pelo programa Conexão Esportiva, da Rádio Metropolitana.