Cavaleiros da região brilham no Enduro Equestre

Momento Equestre

Divulgação Haras HSK

Com o fim dos Jogos Olímpicos de Tóquio, é hora de voltar novamente a atenção para o hipismo nacional e em especial para a atuação dos cavaleiros do Alto Tietê, que seguem fazendo bonito nas trilhas de enduro equestre.

O jovem endurista Ryan Matheus Melo de Almeida, por exemplo, voltou a subir no pódio durante o Festival Internacional de Enduro, realizado nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Haras Albar, em Campinas (SP). 

Montando HSK Notah, o representante do Haras HSK, de Salesópolis (SP), conquistou a terceira colocação da categoria 120 Km Young Rider, prova de duas estrelas que contou com a chancela da Federação Equestre Internacional (FEI).

Assim, o cavaleiro salesopolense, de 18 anos, galgou importantes posições no Ranking Mundial da Categoria Young Rider (Jovens Cavaleiros) e é agora o brasileiro melhor classificado, ocupando a 27ª colocação.

Recentemente, Ryan já havia subido no pódio de duas importantes competições: a etapa de abertura do Campeonato Mineiro, em que ficou com a primeira colocação da categoria 120 Km Young Rider, e a segunda etapa do Campeonato Paulista, na qual obteve a terceira colocação da categoria 120 Km Young Rider. 

Outro jovem cavaleiro da região que se destacou no Festival Internacional de Enduro foi o também representante do Haras HSK Gabriel Nascimento Arroyo dos Santos (Foto). Montando HSK Ornella, o endurista mogiano conquistou a primeira colocação da categoria Young Rider 80 Km, registrando a velocidade média de 14,89 km/h e o tempo final de 05h22m18s.

Praticado no Brasil há mais de três décadas, o enduro equestre é uma competição hípica de longa distância, em que a velocidade deve se adequar à resistência, exigindo muita estratégia por parte dos participantes. Suas provas contam com percursos que variam de 20 a 40 quilômetros, para os iniciantes, até 80, 120 ou 160 quilômetros, para os cavaleiros mais graduados. 

O Alto Tietê, aliás, já foi palco de importantes provas da modalidade, como a Tietê Open, em Salesópolis, o Festival Internacional de Enduro, que teve três edições realizadas em Mogi das Cruzes na década passada, e o 9º Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, realizado no já distante ano de 1999, com base no Guararema Parque Hotel.