Conexão Esportiva

43ª Expo Nacional Mangalarga começa dia 21 de outubro

Pedro Rebouças

Publicado

há 2 anos

em

43ª Expo Nacional Mangalarga começa dia 21 de outubro

Márcio Mitsuishi.

O Centro Hípico de Tatuí, no interior paulista, será palco este mês de um dos mais tradicionais eventos da equinocultura brasileira, a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga. Essa aguardada mostra, que chega este ano à sua quadragésima terceira edição, acontecerá no período de 21 a 31 de outubro, reunindo criadores, competidores e expositores das cinco regiões do país.

De acordo com a ABCCRM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga), a expectativa é de que cerca de 500 animais participem das atividades da exposição, cuja programação incluirá competições de maneabilidade e provas de resistência, além dos concorridos julgamentos de marcha e morfologia que irão eleger os Grandes Campeões Nacionais de 2021.

Segundo Eduardo Rabinovich, Presidente da ABCCRM, a expectativa para a exposição é a melhor possível. “Nós estamos super animados para a Nacional. Apesar de este ter sido um ano muito difícil, em que a pandemia limitou muito as atividades da raça, a Família Mangalarga pode esperar um evento muito especial e com muitas novidades.”

Já o Vice-Presidente da ABCCRM, Cesar Iembo, destaca que a diretoria trabalha para fazer a cada ano uma exposição melhor. “Desta vez, a Associação pretende manter o mesmo padrão de organização e infraestrutura que foi tão elogiado no ano passado, mas realizando aprimoramentos sempre que identificarmos essa necessidade. Por isso mesmo, esperamos fazer uma grande festa, inclusive superando o número de animais registrado no evento do ano passado.”

Cesar Iembo lamenta apenas que ainda não seja possível contar com a volta total do público. “Este ano infelizmente ainda teremos algumas restrições. Para garantir a segurança de todos, haverá uma série de protocolos de segurança a serem seguidos, como distanciamento social, exigência de uso de máscara, apresentação de carteirinha de vacinação e testagens das pessoas envolvidas.”

Longa Relação


Foto: João Gabriel

Vale destacar que o Alto Tietê possui uma longa relação com a raça Mangalarga e com a Exposição Nacional. O mesmo acontece também com a região do Vale do Paraíba. Só este ano, por exemplo, o Agrocentro de Jacareí (SP) recebeu três importantes exposições da raça: a 1ª Expo Estadual, a Expo Vale 2021 e a 6ª Expo Jacareí.

Os representantes da região também costumam brilhar nas pistas de competição e julgamento do cavalo Mangalarga. Em 2015, por exemplo, o Haras Belo Monte, de Mogi das Cruzes, teve a égua Sota R.A.A. eleita Grande Campeã de Marcha na Pelagem Preta.

Já o Haras JARC, de Santa Isabel, conquistou em 2018 a terceira colocação na prova de função da 40ª Expo Nacional com o conjunto Armandinho e Chico Preto 42 demonstrando muita habilidade e velocidade na pista de competição.

Além disso, na vizinha cidade de Jacareí está localizada uma verdadeira potência da raça, o Haras Lagoinha, detentor de inúmeros Grandes Campeonatos Nacionais e que vai em busca nessa 43ª Nacional de seu 19º título de Melhor Expositor e Criador da Pelagem Pampa.

Por sua vez, a cidade de São José dos Campos é representada por outra potência da raça, o Haras CASS, eleito Melhor Criador Geral da Exposição Nacional 2020, assim como Melhor Expositor e Melhor Criador do Ranking Mangalarga 2020.

Segundo a ABCCRM, as provas e julgamentos da 43ª Expo Nacional poderão ser acompanhadas ao vivo pelo portal www.cavalomangalarga.com.br ou pelo aplicativo Ride2Play.

Jornalista especializado no segmento equestre, escreve sobre as principais notícias do hipismo regional e nacional. Com passagens por publicações como as revistas Cavalos, Helvetia Polo International e Equest, é desde 2009 editor da revista Mangalarga. Possui ainda uma longa carreira na área de assessoria de imprensa, já tem sido responsável pela comunicação de grandes eventos do setor, como a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, o Campeonato Panamericano de Enduro Equestre, o Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, o Campeonato Paulista de Enduro Equestre, a Copa de Marcha Mangalarga, o Leilão Tarlim Mangalarga e o Leilão Genética de Campeões do Cavalo Lusitano. Também é o responsável pela coluna Momento Equestre, veiculada pelo programa Conexão Esportiva, da Rádio Metropolitana.