Testes para identificar HIV e sífilis são disponibilizados gratuitamente

Campanha Fique Sabendo acontece nas cidades do Estado de São Paulo até a segunda-feira, dia 7 de dezembro

Ministério da Saúde

Até esta segunda-feira, dia 7 de dezembro, acontece a 13ª Campanha Fique Sabendo de Guararema, com o objetivo de identificar novos casos de HIV e sífilis, doenças que podem ser transmitidas ou adquiridas através da relação sexual desprotegida, por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, do compartilhamento de seringas e agulhas, ou também por transmissão congênita, ou seja, quando as crianças já nascem portadoras do vírus do HIV ou infectadas pela bactéria causadora da sífilis.

As Unidades Básicas de Saúde do município realizarão testes rápidos dentro de seus habituais horários de funcionamento, das 8h às 16h. Estes testes acontecem por meio da coleta de uma gota de sangue do dedo do indivíduo e os resultados são entregues no mesmo dia. Toda população pode participar da iniciativa, para iss, basta comparecer na Unidade de Saúde mais próxima de sua região, levando um documento de identificação. Os testes são gratuitos e não requerem preparo.

As unidades de Saúde na qual podem ser feitos os exames são: o Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (CESAP), que fica na Rua Vicente de Paula, 110 – Centro; na Unidade Básica de Saúde do Lambari localizada na Avenida Francisca Lerário, 955 – Lambari; e também na Unidade Básica de Saúde Jardim Dulce que se encontra na Rua Padre Manoel da Nóbrega, 35 - Jardim Dulce.

Além da realização da campanha de testagem, o Programa Estadual DST/Aids-SP disponibiliza durante todo o ano os testes rápidos e o tratamento de HIV, contribuído para a qualidade de vida de todos os acometidos pela doença. Mais informações podem ser encontradas no site <www.crt.saude.sp.gov.br>, ou através do telefone 08000 16 25 50.