Ciência e Saúde

Testagem rápida do câncer de próstata é realizada em Guararema

Podem realizar o teste sanguíneo homens de 40 a 69 anos de forma gratuita nas unidades de saúde do município

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Testagem rápida do câncer de próstata é realizada em Guararema

Vitoria Mikaelli

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, nesta semana, à ação de testagem rápida para diagnóstico do câncer de próstata nas unidades de Saúde de Guararema. Homens de 40 a 69 anos podem realizar o teste sanguíneo de forma gratuita. 

A iniciativa da Secretaria vai ocorrer até 30 de novembro nas unidades de Saúde do município: nas UBSs do Jardim Dulce e Lambari, das 7 às 16 horas e no Cesap, das 7 às 15 horas. Para realizar o exame, os interessados devem comparecer no local indicado com documento de identidade.

No mesmo sentido, a Pasta promoveu nesta sexta-feira (26) a mesma ação, desta vez com colaboradores da Administração Municipal. Pela manhã, foram mais de 50 testes rápidos, necessários para diagnosticar alterações no sangue. Participaram da ação os setores de manutenção civil, sistema viário e drenagem, limpeza pública e pavimentação.

Além dos exames, também foi promovida uma palestra de conscientização sobre o tema, ministrada pelo enfermeiro Ednilson Cordeiro de Araujo. As ações estão sendo desempenhadas em novembro por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul.

"Esse tipo de ação é fundamental pois muitos ainda não sabem o quão importante é ter os estes cuidados", explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. "Temos que ofertar conhecimento e chamar atenção de todos para a saúde masculina, com foco na prevenção", completa a secretária.

Prevenção

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.