Ciência e Saúde

Guararema libera vacina contra Covid-19 para bebês com comorbidades; em Mogi, a aplicação pode ser agendada

Além das duas cidades, outros quatro municípios do Alto Tietê também iniciaram a imunização do novo grupo contra o vírus

Fabrício Mello

Publicado

há 1 ano

em

Guararema libera vacina contra Covid-19 para bebês com comorbidades; em Mogi, a aplicação pode ser agendada

Vacina da Pfizer foi aprovada pela Anvisa e liberada pelo Ministério da Saúde / Foto: Divulgação/PMMC

A Secretaria de Saúde de Guararema anunciou que irá realizar um mutirão de vacinação contra o novo coronavírus, o “Vacinaço Contra a Covid-19”, que acontece neste domingo (20). A iniciativa irá contemplar todos os grupos, inclusive o de bebês de 6 meses até 2 anos de idade com comorbidades, liberado recentemente pelo Governo do Estado, além de promover a atualização das cadernetas de vacinação para quem estiver com as doses atrasadas. Em Mogi das Cruzes, a aplicação do imunizante no novo grupo já pode ser agendada de maneira online pelo Clique Vacina.

Em Guararema, o Vacinaço acontece no estacionamento do Pau D’Alho, localizado na Rua Coronel Ramalho, no Centro da cidade. Além disso, a ação também ocorre nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim Dulce, na Rua Padre Manoel da Nóbrega, e do Lambari, na Avenida Francisca Lerario. Em todos os locais, a iniciativa acontece das 10h às 14h.

De acordo com a secretária de Saúde de Guararema, Adriana Martins, a ampliação acontece seguindo as determinações do Governo Federal e Estadual. “Com isso, o Vacinaço ganha ainda mais importância, já que teremos novos públicos para receberem a vacina”, explica. 

Em Mogi das Cruzes

Na sexta-feira (18), a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou o agendamento online para a vacinação contra a Covid-19 do novo grupo através do site do Clique Vacina (www.cliquevacina.com.br). 

A Secretaria da Saúde da cidade também destaca que será realizado o esquema vacinal com três doses, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda, e 56 dias entre a segunda e a terceira.

É necessário que os pais ou responsáveis apresentem comprovantes (receitas, relatórios ou documentos que atestem as comorbidades dos bebês) para vacinar as crianças. Os comprovativos devem conter a identificação do menor, carimbo do médico com número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e estar dentro da validade de dois anos de emissão.

E, assim como nas demais doses aplicadas em menores de 18 anos, a vacina deve ser aplicada na presença dos pais ou responsáveis com a apresentação de documentos de identificação ou autorização escrita.

Sobre a vacina

A vacina que será utilizada para vacinar os bebês do novo grupo será da Pfizer. Ela foi liberada pelo Ministério da Saúde e pelo Governo Estadual após receber a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O imunizante possui uma composição diferente da utilizada para as faixas de maior idade e tem uma dosagem específica para o público de 6 meses a 2 anos de idade. 

De acordo com as normas técnicas, a vacina contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para esse público. Em caso de febre, ocorrência de doenças agudas ou sintomas, a aplicação da dose deve ser adiada.

Outras cidades

No Alto Tietê, além de Guararema e Mogi das Cruzes, outras quatro cidades iniciaram o processo de imunização do novo grupo. Estão na lista Ferraz de Vasconcelos, Poá, Santa Isabel e Suzano.