Condemat libera primeiro lote de vacinas para crianças de 5 a 11 anos neste sábado (15)

Imunização infantil. Região do Alto Tietê também já abriu agendamento e vacinação começa neste domingo e segunda (16) em várias cidades

foto: Tiago Moraes/PMG

A região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) - que abrange as dez cidades do Alto Tietê, mais Guarulhos e Santa Branca - recebe, a partir deste sábado (15), o primeiro lote dos imunizantes contra a Covid-19 para a vacinação em crianças de 5 a 11 anos. A primeira fase será destinada a crianças com comorbidades.

O primeiro lote será composto por 16.927 doses da vacina Pfizer. O esquema vacinal será com duas doses de 0,2ml, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins, aponta que, diante da baixa quantidade de vacinas recebidas nesta primeira etapa, a campanha deve ocorrer de forma lenta. “A estimativa é de que cerca de 313 mil crianças recebam a imunização na região”, garantiu.

Em uma enquete realizada no Instagram do O Novo, 36 pessoas participaram e deram a sua opinião sobre o assunto. Ao todo, 72% do público disse ser a favor da vacinação em crianças, como é o caso da Adriana Ferreira, funcionária pública. Ela tem uma filha de 23 anos e acredita na eficácia da vacina em menores. “A vacinação é essencial! Não compreendo como ainda existem pessoas antivacina. Se eu tivesse filhos nessa faixa etária vacinaria com toda certeza”, comentou.

A diretora financeira Juliane Satie já pensa diferente. Ela tem um filho de 8 anos e concorda com o meio-termo: “Não sou a favor da obrigatoriedade e, sim, do poder de escolha”.

Desde o começo do mês, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem realizado os preparativos da vacinação em menores de 11 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um grupo de 120 profissionais recebeu um treinamento sobre organização e estratégia para a primeira etapa do processo de imunização.

 

Domingo

Neste domingo, Mogi dá início à vacinação em crianças de 5 a 11 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o agendamento para a vacinação começou na sexta-feira (14). A cidade receberá neste sábado (15) 2.012 doses para crianças com comorbidades, 287 doses para PCD (Pessoas Com Deficiência) e 10 imunizantes para indígenas e quilombolas. O agendamento deve ser feito pelo site www.cliquevacina.com.br.

 

Guararema

Em Guararema, o cadastro está disponível no Vacina.Digital e no site da prefeitura guararema.sp.gov.br. A cidade receberá, até segunda-feira (17), 142 doses para crianças com comorbidades e 25 imunizantes para PCD.

“A vacinação de crianças de 05 e 11 anos com comorbidades dá início a um novo ciclo de imunização em Guararema”, afirma a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. “O município está recebendo uma quantidade limitada de doses, o que faz com que vacinemos primeiros as crianças com comorbidades e, posteriormente, as sem comorbidades”, completa.