Cerca de 18% dos brasileiros precisam de próteses dentárias, diz IBGE

Pacientes devem procurar um profissional atualizado para que a reabilitação oral seja um sucesso, alerta especialista

Reprodução

Cerca de 39 milhões de brasileiros sofrem com a perda de dentes e necessitam de algum tipo de prótese dental. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são um alerta, pois indicam que essa fatia representa 18% da população nacional.

No entanto, com o avanço das pesquisas e novos métodos da odontologia, atualmente é possível que a reabilitação oral seja conquistada em menos de um ano.

Dr. Alvaro Rodrigo dos Santos, da Oral Unic de Mogi das Cruzes, destaca as mudanças e os avanços. “O setor de implantes vem registrando um aumento significativo desde 2019. Mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia, que impactou severamente a saúde financeira das famílias, muita gente fez a poupança da felicidade, guardou dinheiro e está investindo na boca,” conta o especialista.

Sonho que foi realizado pela professora Rosangela Aparecida Samorano Ferreira, de 58 anos. “Estava bem complicado para mastigar, pois estava com falhas na boca, fazendo com que eu tivesse vergonha de sorrir. Fora isso, sentia dores na coluna, por conta das falhas”, lembra.

Ao ser indagada sobre o que mudou em sua vida, ela relata que melhorou a mastigação e voltou a sorrir, naturalmente. Sobre as dores, comenta que a coluna nem tem doído mais. “A nossa dentição é tudo de bom quando completa”, finaliza..

Alerta

Segundo o Ministério da Saúde, os brasileiros, a partir dos 28 anos, em média, já perderam cinco dos 32 dentes e, acima dos 60 anos, 41,5% da população está completamente sem dentes.

Mesmo com esse número elevado, a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO) relata que são feitos, por ano no Brasil,  aproximadamente 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses.

“Os dados mostram que uma população jovem já recorre aos procedimentos de implantes. Essa realidade tem uma face positiva, pois os implantes praticamente não têm rejeição, são dentes mais alinhados, um sorriso mais saudável”, diz o Dr. Alvaro. 

Onde encontrar

Dr. Alvaro Rodrigo dos Santos é especialista em implantes, diretor clínico e responsável da Oral Unic de Mogi das Cruzes, onde fica o único Centro Cirúrgico no Alto Tietê. A marca trabalha com o conceito All-in-one, que possibilita aos pacientes realizar todos os exames e acompanhamentos necessários para o tratamento em um só lugar. Instalada em um ambiente amplo e agradável, com estrutura climatizada, 355 metros quadrados de área construída, a Oral Unic foi projetada para que o paciente tenha um atendimento exclusivo, que além de oferecer conforto e comodidade, conta com estacionamento e equipamentos de última geração, como raio-x panorâmico digital, estúdio fotográfico e laboratório de próteses próprio que proporcionam mais agilidade nas entregas.

A marca Oral Unic conta com 138 estruturas em 20 Estados do País, entre eles Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Espírito Santo e Tocantins.

O endereço é Rua Cabo Diogo Oliver, 536, Mogilar – Mogi das Cruzes. O telefone é o (11) 5225-7100 e o WhatsApp é o (11) 94747-9273.

Dr. Alvaro Rodrigo dos Santos, da Oral Unic de Mogi das Cruzes,