Cerca de 1,5 milhão de brasileiros não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19

Números são do Ministério da Saúde e se tornam mais expressivos nas cidades de São Paulo

Governo Federal

Nesta terça-feira, dia 13, foi divulgado pelo Ministério da Saúde que cerca de 1,5 milhão de brasileiros que tomaram a primeira dose das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca ainda não compareceram aos postos de vacinação para a segunda aplicação, que imuniza as pessoas contra a Covid-19.

Atualmente, São Paulo tem o maior número de pessoas que não retornaram para tomar a segunda dose da Coronavac, com um total de 343.912, além disso, outras 13 pessoas não tomaram a segunda dose do imunizante Oxford/AstraZeneca. É válido ressaltar que os números são menores em relação ao imunizante de Oxford porque de acordo com o Estado de São Paulo, o Instituto Butantan é responsável pela imunização de 9 em cada 10 brasileiros contra o coronavírus.

“Para garantir que esses mais de 1,5 milhão de pessoas estejam completamente imunizadas, o Ministério da Saúde, em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), irá orientar a estratégia de busca ativa por essas pessoas, a fim de que elas completem o esquema vacinal, garantindo a eficácia completa do imunizante”, afirma o Governo Federal.