Ciência e Saúde

Casos de sarampo crescem 73% nos últimos 13 dias em Guararema

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde metade das cidades da região do Alto Tietê estavam na lista de surto ativo da doença

Fabiana Uchoas

Publicado

há 4 anos

em

Casos de sarampo crescem 73% nos últimos 13 dias em Guararema

Os casos de sarampo na região do Alto Tietê estão aumentando em números alarmantes, só nos últimos 13 dias os números de casos confirmados cresceram 73%. O número de pacientes diagnosticados com a doença passou de 41 para 71.


O município que mais registrou novos casos de pessoas infectadas foi Arujá, foi de 3 para 10. Seguida da Arujá aparece Mogi das Cruzes, com seis novos pacientes com a doença, até essa semana a cidade já havia registrado 17 casos. Em Guararema, nesse período os casos confirmados subiram de 3 para 7.
De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, metade das cidades da região estavam na lista de surto ativo da doença, por mostrarem aumento constante nos registros de casos confirmados de sarampo, sendo elas: Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi, Poá e Suzano.


O Ministério da Saúde já destinou 1,6 milhão de doses extras da vacina tríplice viral a todos os estados. Só para os 13 estados que estão em situação de surto ativo de sarampo, vão ser destinadas, 960.907 mil doses. Desse total, 56% já foi enviado para o estado de São Paulo, que concentra 99% dos casos. 


Além do envio das doses extras, o Ministério da Saúde adquiriu 28,7 milhões de doses adicionais de vacinas contra sarampo, que irão garantir o abastecimento do país até 2020. As novas aquisições foram anunciadas na semana passada pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber. 
Esse quantitativo é para atender a vacinação de rotina, conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, em todos os estados do país, bloqueio vacinal e para intensificar a vacinação de crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias de idade.  A vacina é a principal forma de tratamento do sarampo.