Este ano, o Desfile Cívico das Escolas Municipais trouxe como tema a Escola da Natureza Francisca Lerario que passou a integrar a rede municipal de ensino
Este ano, o Desfile Cívico das Escolas Municipais, em comemoração ao aniversário de Guararema, trouxe como tema a Escola da Natureza Francisca Lerario, que passou a integrar a rede municipal de ensino. Com a missão de educar para a conviviologia, que é a coexistência harmônica com o meio ambiente, a Escola da Natureza é um espaço de visitação para nossos alunos, sustentada por 4 pilares: arte, educação, ludicidade e meio ambiente.
A família Lerario, que doou o imóvel à municipalidade, é homenageada, ainda, com a denominação dos principais espaços externos: a Horta do Seu Antonio, patriarca da família, o Pátio Nicolino, o Jardim do Júlio, o Pomar da Marieta, o Canteiro Culinário-Medicinal do Mingo e o Espaço de Brincar do Vito, todos filhos do casal Francisca e Antonio.
A inauguração desta escola é uma grande conquista para a população de Guararema e um marco para a história da educação ambiental. Nossos alunos cuidarão do canteiro, da horta e do pomar, brincarão bastante e terão a oportunidade de muito aprendizado saudável, com destaque para dicas de alimentação, higiene, saúde e o estreitamento de sua relação com o meio ambiente e reaproveitamento de materiais. O Pátio Nicolino, em homenagem a um dos filhos do casal Lerario, é um espaço habitado por ovelhas feitas de garrafas pet, todas customizadas (chinesa, noivos, rainha, pastor, bebê, medalhista...), reutilização de sucata com uma pitada de criatividade! Bem elaborado.
Com cores vivas e alegres, as Escolas Municipais Keisaburo Honda e Professora Eunice Leonor Lopes Prado, representaram o Jardim do Júlio, irmão de Nicolino. Vermelha, laranja, lilás... Neste jardim foi possível admirar o encanto das cores, ilustrando os vários tipos de flores que temos, não esquecendo da importância dos agentes polinizadores, nossas amigas abelhas, joaninhas, borboletas e passarinhos, que além de enfeitar nosso jardim, têm a importante missão de garantir que as plantas consigam se reproduzir, sendo, portanto, essenciais para a perpetuação das espécies.
A Horta do Seu Antonio, patriarca da família, é oportunidade para aprendizado sobre plantio, colheita e alimentação saudável. As escolas João Baptista Jungers e Sylvio Luciano de Campos destacaram como é gostoso cultivar uma horta: mão na terra, rega diária, a alegria da colheita e o sabor. Tudo fresquinho, colorido e saudável!
No Canteiro Culinário-Medicinal do Mingo, o filho médico de Antonio e Francisca, estão todos os sabores, aromas e remédios naturais da escola: manjericão, alecrim e hortelã.As Escolas Municipais Dom Alberto Johnnes Steeger e José Donizete de Paiva retrataram no desfile o Pomar da Marieta, a filha-menina de Antonio e Francisca. As crianças representaram a semente, o sol e a chuva, elementos fundamentais para a germinação. Mostraram também os cuidados essenciais para o seu desenvolvimento, como a rega, que garante seu crescimento forte e saudável.
As Escolas José Benedito dos Santos e Paulo Ismael dos Santos Sobrinho representaram o Espaço de Brincar do Vito, o caçula do casal Lerario. Lá estão reunidos circuitos de diversão e aventura, que ressaltam a importância do contato da criança com o ambiente natural.
A brincadeira permeia em toda a Escola da Natureza e, representada no desfile, trouxe vida e alegria aos nossos pequenos. O Espaço de Brincar do Vito é um convite ao maravilhoso mundo da infância, onde o brincar é a porta para se sonhar e aprender. Os alunos da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas revelaram os quatro elementos da natureza: ar, água, terra e fogo, que representam espaços de importante aprendizado na Escola da Natureza. A Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini representou os "biomas brasileiros", que na Escola da Natureza ilustram os corredores e colaboram para um grande aprendizado.
O Ateliê, representado pela E.M. Prof. Dr. Domingos Lerario, é um espaço de estímulo à criatividade. Ali tudo gira em torno da livre imaginação, no melhor estilo maker. Nossos artistas-mirins demonstraram que é da natureza que surge a inspiração para as mais belas artes. Assim nasce uma nova visão de vida, de mundo e de educação, que forma e transforma para sempre esta relação entre a humanidade e a natureza. Em forma de brincadeira é possível ensinar nossas crianças a reduzir o consumo, a reutilizar e a reciclar os resíduos.
A Secretaria Municipal de Educação parabeniza as crianças, pais, professores, funcionários, gestores escolares e colaboradores em geral. O sucesso do desfile é mérito de todos os que trabalham em conjunto por uma Educação Pública de qualidade!