Ciência e Saúde

Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite entra na reta final em Guararema e Mogi

Ação ainda ocorre no Cesap e nas Unidades Básicas de Saúde do Lambari e Jardim Dulce, das 9 às 16 horas; Mogi, em qualquer Posto de Saúde ou Unidade de Estratégia Saúde da Família, das 8 às 16h30

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite entra na reta final em Guararema e Mogi

Foto: Comunicação/PMG

Publicado por Lívia Rios

Após ser prorrogada até 31 de outubro, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos de idade chega na reta final em Guararema. 

A aplicação das vacinas continua a acontecer no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap) e nas Unidades Básicas de Saúde do Lambari e Jardim Dulce, das 9 às 16 horas. A Secretaria Municipal de Saúde de Guararema solicita que os pais das crianças que se encaixam no público alvo da campanha levem seus filhos à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para que sejam vacinados.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. A vacinação também aconteceu nas escolas municipais, por meio de agentes da Secretaria Municipal de Saúde.

As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Vacinação em Mogi

A vacina está disponível em qualquer Posto de Saúde ou Unidade da Estratégia Saúde da Família, das 8 às 16h30. O prazo final para que os pais levem seus filhos para garantir o imunizante é até sexta-feira (28). É necessário levar a caderneta de vacinação para conferência e documento pessoal da criança. 

Apesar de amplos esforços, o índice de cobertura da vacinação contra a paralisia infantil em Mogi das Cruzes está abaixo de 60% - o Ministério da Saúde preconiza 95%.

Sobre a doença 

A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.