Ciência e Saúde

Após registrar baixa procura pelas doses adicionais da vacina contra a Covid-19, Mogi promove livre demanda nas unidades de saúde

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foi estimado que cerca de 150 mil pessoas estão em pendência com alguma dose de reforço, calculado entre adolescentes de 12 anos ou mais, assim como adultos

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Após registrar baixa procura pelas doses adicionais da vacina contra a Covid-19, Mogi promove livre demanda nas unidades de saúde

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Devido a baixa procura pelas doses adicionais da vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo uma força-tarefa para que haja o complemento na caderneta. A ação conta com o aumento da vacinação em livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.

As unidades de saúde e de saúde da família (UBSs e USFs), estão ofertando agora o atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. No entanto, dependendo da capacidade, poderá haver distribuição de senhas nos locais.

Vale destacar que a atividade se desempenha para contribuir com o acesso, como também para auxiliar na ampliação da proteção contra o vírus, visto que o município registrou uma baixa procura pelo imunizante.

Segundo levantamentos da Secretaria Municipal de Saúde, foi estimado que cerca de 150 mil pessoas estão em pendência com alguma dose de reforço, calculado entre adolescentes de 12 anos ou mais, assim como adultos. Além disso, foi exposto que 13,5 mil adolescentes e adultos têm apenas uma dose do imunizante, ou seja, estando em atraso com as demais.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará ainda o tipo de dose essencial para cada pessoa, de acordo com a indicação (1ª, 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª dose), sendo recomendada por idade.

Por fim, a vacinação para crianças de até 11 anos segue com agendamento obrigatório pelo Clique Vacina ou diretamente na unidade do Programa Saúde da Família ou Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.

 

AUDIENCIA PUBLICA - SANTA ISABEL - ALESP AUDIENCIA PUBLICA - SANTA ISABEL - ALESP