Brasil

Monark e Kim Kataguiri serão investigados pela PGR por apologia ao nazismo

Teor das declarações será analisado pela assessoria criminal de Augusto Aras

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Monark e Kim Kataguiri serão investigados pela PGR por apologia ao nazismo

Após a reação de entidades e acadêmicos, Monark e  Kataguiri pediram desculpas. Foto: Divulgação

O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou nesta terça-feira (8) a instauração de procedimento para que seja apurada a prática de eventual crime de apologia ao nazismo pelo deputado federal Kim Kataguiri (Podemos-SP) e pelo apresentador do Flow Podcat, Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark. 

Segundo o que foi divulgado pela Procuradoria Geral da República (PGR), serão investigadas as afirmações feitas durante a entrevista, onde Monark afirmou ser a favor de permitir um partido nazista e Kataguiri declarou ser contra a criminalização do partido nazista na Alemanha.

Após a reação de entidades e acadêmicos, Monark pediu desculpas, afirmou ter errado e alegou que estava embriagado e foi desligado do Flow Podcast. Kataguiri, por sua vez, se defendeu e disse que “sufocar o debate só faz com que grupos extremistas cresçam na escuridão”.

O teor das declarações será analisado pela assessoria criminal de Augusto Aras em função do caso envolver parlamentar com prerrogativa de foro no Supremo Tribunal Federal (STF).