Brasil

Feriado da padroeira do Brasil atrai fiéis da região ao Santuário de Aparecida 

Rota da Luz é o caminho escolhido por devotos que realizam o percurso até Aparecida do Norte no dia 12 de outubro

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Feriado da padroeira do Brasil atrai fiéis da região ao Santuário de Aparecida 

Divulgação

Criada pela ex-primeira-dama do Estado de São Paulo Lu Alckmin, a Rota da Luz é o caminho mais seguro para a cidade de Aparecida do Norte e tem como proposta ser uma jornada de fé, reflexão, contemplação e meditação. São 201 km de estradas secundárias, passando por nove municípios paulistas.

Sendo o trajeto escolhido por diversos peregrinos da região, a Rota da Luz tem início em Mogi das Cruzes, na Estação Estudantes, passando por diversos atrativos turísticos da cidade. 

Logo no começo da Rota, os peregrinos passam pelo Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, que oferece opções de alimentação e abastecimento de alguns suprimentos, como água e lanches, por exemplo.

Mais à frente, o percurso passa pelo Parque Centenário da Imigração Japonesa, que oferece opções de alimentação e vendedores ambulantes aos fins de semana, assim como aluguel de bicicleta, pedalinho e stand-up paddle.

Depois de passar pelo centro de César de Souza, a Rota adentra a Estrada Velha de Sabaúna, que remete ao período histórico de trajeto das comitivas imperiais entre Rio de Janeiro e São Paulo, pelo qual o próprio Dom Pedro I teria passado. 

Chegando ao distrito de Sabaúna, o peregrino estará próximo de diversos atrativos de turismo rural, como, por exemplo, a Fazenda São José, a Fazenda 5 Pedras e Hípica Sapucaia e passará em frente à Pedreira de Sabaúna, que abriga uma cachoeira e proporciona, ainda, a prática do rapel. O viajante, além disso, poderá visitar a Vila Gastronômica, bem como a Estação Ferroviária.

Próximo ao limite entre Sabaúna e Luiz Carlos, em Guararema, o romeiro poderá ainda conhecer o Sítio Relíquias de Gandu, que oferece diversas atrações de turismo rural, inclusive a venda de produtos confeccionados na propriedade, como manteigas e outros.

Já Guararema, segundo município da Rota da Luz, dispõe de Centro de Peregrinos, estrutura em toda a extensão da cidade que dá suporte aos romeiros. Os viajantes também podem aproveitar pontos turísticos da cidade, como a Igreja Nossa Senhora D'Ajuda, na área central.

Dicas aos viajantes

A Associação Amigos da Rota da Luz dá algumas dicas para os peregrinos para a viagem: aqueles que optaram por ir a pé, devem levar pelo menos nove dias de peregrinação: um dia para chegar e pernoitar em Mogi e garantir o início da rota nas primeiras horas do dia seguinte; sete dias de caminhada pelas cidades e mais um dia de descanso após o término da peregrinação e retorno pra casa. 

Recomenda-se o uso de mochilas com peso que não exceda 10 kg ou até 10% do próprio peso, botas ou tênis confortáveis e roupas leves. Além disso, manter-se hidratado, bem alimentado e fazer uso constante de protetor solar.

Aos peregrinos que decidirem realizar o percurso de bicicleta, o trajeto de 201 km pode ser realizado em até quatro dias, com média de 40 a 50 km percorridos por dia. 

Recomenda-se o uso de uma mountain bike (MTB) de, no mínimo, 24 velocidades e aro 29 com suspensão dianteira, reclinável ou não, preferencialmente equipada com alforges, sinalizador traseiro e bolsa de ferramentas. A bagagem deve conter apenas o essencial, não excedendo 7 kg.