Brasil

Ex-presidente do INSS é preso pela PF em operação contra fraudes em aposentadorias

Alessandro Stefanutto é suspeito de envolvimento em esquema de descontos ilegais que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões

Pedro Henrique

Publicado

há 1 hora

em

Ex-presidente do INSS é preso pela PF em operação contra fraudes em aposentadorias

Jefferson Rudy/Agência Senado

O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi preso nesta quinta-feira (13) durante uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões. A ação faz parte da quarta fase da Operação Sem Desconto, deflagrada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com a PF, o grupo criminoso é suspeito de realizar desvios que podem chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, por meio de descontos indevidos aplicados a beneficiários do INSS. Até a última atualização desta reportagem, nove pessoas haviam sido presas, incluindo Stefanutto.

Stefanutto foi afastado do cargo e posteriormente demitido em abril, após o escândalo vir a público. Ele presidiu o INSS durante parte do período em que teriam ocorrido as fraudes.

Em nota, a defesa de Stefanutto informou que ainda não teve acesso ao teor da decisão judicial, mas declarou estar “confiante de que comprovará a inocência dele ao final dos procedimentos relacionados ao caso”.

banner-onovo
EVVE BANNER