''Envelhecer Sustentável'' leva atividade física virtual aos idosos de comunidades

Projeto visa incentivar idosos a praticarem atividades físicas

Divulgação Instituto Sempre Movimento

Com a pandemia e o isolamento social, tem se tornando cada dia mais difícil fazer exercícios físicos, especialmente para os idosos, que fazem parte do grupo de risco. Pensando nisso, o Instituto Sempre Movimento (ISM), lançou o programa ''Envelhecer Sustentável'', para ajudar idosos de comunidades em vários pontos do país. O programa tem o intuito de levar a atividade física de forma online para os idosos, de forma que eles se mantenham saudáveis e continuem cumprindo a quarentena.

A diretora do Instituto, Amanda costa, diz que ''É marcante ver como o movimento transpõe limites sociais e estruturais. Estávamos lá chegando em casebres com condições muito simples, mas absolutamente imbuídos de um propósito para entregar o melhor em saúde para todos'', relata.

 Com o início do projeto, cerca de 60 idosos acompanham as aulas online toda semana. O programa conta ainda com seis professores voluntários e o objetivo é proporcionar atividade física de forma continuada para 100 idosos, atendendo em todos os estados do Brasil. As aulas acontecem de forma online duas vezes por semana, na terça-feira e quinta-feira às 14h, sempre com um professor para orientar a turma. Amanda reforça ainda que ''Oferecemos um programa que consiste em atividades físicas de forma regular, duas vezes por semana, com professores que prestam o melhor programa de atividade física, algo a que esses idosos não teriam acesso'', finaliza.

Mesmo tendo o intuito de auxiliar nas atividades físicas em tempos de pandemia, de acordo com a diretora do projeto, não é uma iniciativa pontual e o programa vai continuar mesmo após o isolamento ter acabado.